O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Tipos de artigos

Trabalhos originais relacionados à Psicologia que se enquadrem nas seguintes categorias:

1. Relato de pesquisa: investigação baseada em dados empíricos, utilizando metodologia científica. Limitado a 20-25 laudas, incluindo resumo, abstract, figuras, tabelas e referências.

2. Estudo teórico: análise de construtos teóricos, levando ao questionamento de modelos existentes e à elaboração de hipóteses para futuras pesquisas. Limitado a 15-20 laudas, conforme as especificações do item 1.

3. Relato de experiência profissional: estudo de caso, com análise de implicações conceituais, ou descrição de procedimentos ou estratégias de intervenção, com evidência metodologicamente apropriada de avaliação de eficácia, de interesse para a atuação de psicólogos. Limitado a 10 laudas, conforme as especificações do item 1.

4. Comunicação breve: relato de pesquisa sucinto, mas complemento de uma investigação específica. Limitado a 7 laudas, conforme as especificações do item 1.

5. Nota técnica: descrição de instrumentos e técnicas originais de pesquisa. Limitada a 5 laudas.

6. Resenha: revisão crítica de obra recém-publicada, orientando o leitor quanto a suas características e usos potenciais. Limitada a 5 laudas.

7. Debate: registro de opiniões de pessoas envolvidas (direta ou indiretamente) em assuntos polêmicos. Limitado a 5 laudas.

 

Normas editoriais

1. Seleção de artigos: o manuscrito que se enquadra nas categorias 1 a 7 acima descritas será avaliado quanto à originalidade, à relevância do tema e à qualidade da metodologia científica, bem como sua adequação às normas editoriais adotadas pela revista. Só serão aceitos para análise pressupondo-se que: (a) todas as pessoas listadas como autores aprovaram o seu encaminhamento com vistas à publicação na Revista Sul-Americana de Psicologia e (b) qualquer pessoa citada como fonte de comunicação pessoal tenha autorizado previamente a citação.

 

2. Os materiais encaminhados devem ter um caráter inédito. O conteúdo do material enviado para publicação na Revista Sul-Americana de Psicologia não pode ter sido publicado anteriormente, nem submetido para publicação em outro periódico ou outro meio de divulgação. Os conteúdos e declarações contidos nos trabalhos são de total responsabilidade dos autores.

 

3. Revisão por pareceristas. Os trabalhos enviados serão apreciados pelo Conselho Editorial, que poderá fazer uso de Consultores ad hoc, a seu critério. Os pareceres dos consultores comportam três possibilidades: a) aceitação integral; b) aceitação com reformulação; c) recusa integral. Em qualquer das possibilidades anteriormente mencionadas, os autores serão notificados da aceitação ou recusa de seus artigos, sempre que possível, no prazo de três meses a partir da data de seu recebimento. Os originais, mesmo quando recusados, não serão devolvidos.

Os procedimentos de revisão de linguagem poderão ser feitos pelo conselho Editorial da Revista. Quando este julgar necessárias modificações substanciais, que possam alterar a ideia do autor, este será notificado e encarregado de fazê-las, devolvendo o trabalho reformulado no prazo máximo de um mês.

 

4. Direitos autorais: os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Sul-Americana de Psicologia. A reprodução total dos artigos desta Revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, está condicionada à autorização escrita do Editor da Revista Sul-Americana de Psicologia. Pessoas interessadas em reproduzir parcialmente os artigos desta Revista (partes do texto que excederem 500 palavras, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter a permissão escrita do(s) autor(es).

Manuscritos submetidos que contiverem partes de texto extraídas de outras publicações deverão obedecer aos limites especificados para garantir originalidade do trabalho submetido. Recomenda-se evitar a reprodução de figuras, tabelas e desenhos extraídos de outras publicações e se não for possível o manuscrito só será encaminhado para análise se vier acompanhado de permissão escrita do detentor do direito autoral do trabalho original para a reprodução na Revista Sul-Americana de Psicologia. Em nenhuma circunstância a Revista Sul-Americana de Psicologia e os autores citados nos trabalhos publicados nesta Revista repassarão direitos assim obtidos.

 

5. Notas sobre o(s) autor(es): incluir uma breve descrição (40-50 palavras) sobre as atividades atuais do(s) autor(e)s e sobre a sua formação.

 

Apresentação dos artigos

 

Como enviar artigo

O trabalho para publicação deverá ser enviado ao editor da Revista Sul-Americana de Psicologia mediante cadastro no portal institucional no seguinte link: http://revista.unisal.br/am/

 

Aspectos éticos:

Junto ao artigo deverá ser enviada uma carta em que o(s) autor(es) garantam que tenha havido consentimento das pessoas envolvidas nas amostras do trabalho, que a privacidade das pessoas envolvidas foi respeitada. Deve constar ainda que o trabalho foi aprovado pelo comitê de ética da instituição, à qual estão vinculados os autores.

 

Forma de apresentação

 

Os manuscritos serão aceitos em língua portuguesa, francesa, espanhola e inglesa.

Normas de publicação: a Revista Sul-Americana de Psicologia adota normas de publicação da APA (4 a. edição, 2001).

Formatação: os artigos devem ser digitados no processador de texto MS Word em espaço duplo (incluindo tabelas e referências), em fonte tipo Times New Roman, tamanho 12, não excedendo 80 caracteres por linha e o número de páginas apropriado à categoria em que o trabalho se insere, paginado desde a folha de rosto personalizada, a

qual receberá número de página 1. A página deverá ser tamanho carta ou A4, com formatação de margens superior e inferior de 2,5 cm, esquerda e direita de 3 cm.

Devem ser evitadas notas de roda pé. Quando imprescindíveis, devem estar na mesma página. Parágrafos de uma frase ou oração única não devem ser usados.

 

A apresentação dos trabalhos deve seguir a seguinte ordem:

1. Folha de rosto sem identificação, contendo apenas:

1.1 Título completo na língua em que o manuscrito foi preparado, não devendo exceder 15 palavras. O título deve ser pertinente, claro e pode ser criativo, informando ao leitor sobre o objetivo do artigo. Não deve incluir nomes de cidades, países ou outras informações geográficas.

1.2 Sugestão de título abreviado para cabeçalho, não devendo exceder 5 palavras.

1.3 Título completo em inglês, espanhol e português, compatível com o título na língua em que o manuscrito foi preparado.

2. Folha de rosto com identificação contendo:

2.1 Título completo na língua em que o manuscrito foi preparado.

2.2 Sugestão de título abreviado.

2.3 Título completo em inglês, compatível com o título na língua em que o manuscrito foi preparado.

2.4 Nome de cada um dos autores.

2.5 Afiliação institucional de cada um dos autores (incluir apenas o nome da universidade e a cidade)

2.6 Nota de rodapé com agradecimentos dos autores e informação sobre apoio institucional ao projeto.

2.7 Nota de rodapé com endereço completo do autor, segundo as normas postais a quem o leitor do artigo deve enviar correspondência, bem como o endereço eletrônico. O endereço eletrônico de todos os autores do manuscrito deverá ser informado ao editor da revista.

2.8 Indicação de endereço para correspondência com o editor sobre a tramitação do manuscrito, incluindo fax, telefone e, se disponível, endereço eletrônico.

3. Folha contendo resumo, em português ou em espanhol.

3.1O resumo deve ter no máximo 150 palavras para trabalhos na categoria 1, 100 palavras para trabalhos nas categorias 2, 3, 4, e 7, e 50 palavras para trabalhos nas categorias 5. A categoria 6 não admite resumo.

3.2 O resumo não precisa incluir informações sobre a literatura da área, nem referências. O objetivo dever ser claro, informando, caso for apropriado, o problema, o método e as hipóteses do estudo. Para os relatos de pesquisa, o método deve oferecer informações breves sobre os participantes, instrumentos e procedimentos especiais utilizados. Apenas os resultados mais importantes, que respondem aos objetivos da pesquisa, devem ser mencionados. O resumo de uma revisão crítica ou de um estudo teórico deve incluir: tópico tratado (em uma frase), objetivo, tese ou construto sob análise ou organizador do estudo, fontes usadas (p.ex. observação feita pelo autor, literatura publicada) e conclusões.

3.3 Fornecer, após o resumo, de 3 a 5 palavras-chave na língua do manuscrito, em letras minúsculas e separadas com ponto e vírgula. Para utilizar descritores mais adequados, consulte o Thesaurus da APA, facilitando assim a futura indexação de seu trabalho.

4. Folha contendo Abstract, em inglês, compatível com o texto do resumo.

4.1 O Abstract deve obedecer às mesmas especificações do resumo, seguido de keywords, compatíveis com as palavras-chaves.

4.2 Revista Sul-Americana de Psicologia tem, como procedimento padrão, fazer revisão final do Abstract, reservando-se o direito de corrigi-lo, se necessário. No entanto, recomenda-se que os autores solicitem a um colega bilíngue que revise o Abstract, antes de submeter o manuscrito. Este é um item muito importante de seu trabalho, pois, em caso de publicação, será disponibilizado em todos os indexadores da revista.

5. Estrutura do texto:

5.1 Títulos e subtítulos em todas as categorias de trabalho original. O texto deve ter uma organização de reconhecimento fácil, sinalizada por um sistema de títulos e subtítulos que reflitam esta organização. No caso de relatos de pesquisa, o texto deverá, obrigatoriamente, apresentar: introdução, método, resultados e discussão. Os manuscritos nas demais categorias editoriais deverão apresentar títulos e subtítulos de acordo com o caso.

5.2 Notas de rodapé. Devem ser evitadas sempre que possível. No entanto, se não houver outra possibilidade, devem ser indicadas por algarismo arábicos no texto e listadas, após as referências, em página separada e intitulada de Notas.

5.3 Figuras e Tabelas. Os locais sugeridos para inserção de figuras e tabelas deverão ser indicados no texto e apresentadas em Anexo. As palavras Figuras e Tabelas que aparecem no texto devem, sempre, serem escritas com a primeira letra em maiúscula e devem vir acompanhadas do número respectivo ao qual se referem. As normas não incluem a denominação Quadros ou Gráficos, apenas Tabelas e Figuras.

5.4 Citações dos autores. As citações de autores deverão se feitas de acordo com as normas da APA, exemplificadas no item V. Todos os nomes de autores, cujos trabalhos forem citados, devem ser seguidos da data da publicação, na primeira vez que forem citados em cada parágrafo. No caso de transcrição na íntegra de um texto, a transcrição deve ser delimitada por aspas e a citação do autor seguida do número da página citada. Uma citação literal com 40 ou mais palavras deve ser apresentada em bloco próprio,

começando em nova linha, com recuo de 5 espaços da margem, na posição de um novo parágrafo. O tamanho da fonte deve ser 12, como no restante do texto. Não use comandos como negrito ou itálicos nessa seção. Os grifos devem ser sublinhados.

5.5 Revista Sul-Americana de Psicologia recomenda que os autores revisem seu texto, observando ligação entre as seções e subtítulos utilizados. Parágrafos de frase única devem ser evitados, pois fragmentam o texto. O(s) objetivo(s) do estudo deve(m) ser claramente explicitado(s). Apenas as obras consultadas e mencionadas no texto devem aparecer na seção de referências.

6. Anexos

Os anexos devem ser apresentados em uma nova página, após as referências, e numeradas consecutivamente. Os anexos devem ser indicados no texto, identificados pelas letras do alfabeto maiúsculas (A, B, C, e assim por diante) e intitulados adequadamente. Utilize anexos se isso for realmente imprescindível para a compreensão do texto.

7. Figuras

Devem ser apresentadas com as respectivas legendas e títulos; uma por página em papel, e por arquivo de computador, quando preparadas eletronicamente. Os títulos devem ser apresentados abaixo das figuras, sempre em letras minúsculas. Para assegurar qualidade de reprodução, as figuras contendo desenho deverão ser encaminhadas em qualidade para fotografia. Não produza figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Como a versão publicada não poderá exceder a largura de 8,3 cm para figuras simples, e de 17,5 para figuras complexas, o autor devera cuidar para que as legendas mantenham qualidade de leitura, caso a redução seja necessária.

8. Tabelas

Devem ser, preferencialmente, elaboradas no MSWord e apresentadas em preto e branco. Os títulos das Tabelas deverão ser colocados no alto das mesmas, e devem indicar o conteúdo em até 15 palavras. A primeira letra de cada palavra do título das Tabelas deve ser escrita em letra maiúscula, sendo que as demais letras devem ser minúsculas. Não utilize letras maiúsculas, negritos ou itálicos dentro da Tabela, que não deve exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento.

 

Referências e citações no texto

Citações de autoria múltipla:

Dois autores: sempre que a obra for referida no corpo do texto, cite-os com “e”; caso a obra seja referida entre parênteses, cite os dois sobrenomes dos autores usando “&”, conforme exemplos abaixo:

“O método proposto por Bartholomeu e Montiel (1999)” OU “o método foi inicialmente proposto para o estudo da visão (Bartholomeu & Montiel, 1999)”.

De três a cinco autores: cite todos os autores na primeira citação, separados por vírgulas e com um “e” entre o penúltimo e o último sobrenomes, seguidos da data do estudo entre parênteses. A partir da segunda citação, utilizar o sobrenome do primeiro autor seguido de “e colaboradores” e da data.

Seis ou mais autores: cite apenas o sobrenome do primeiro autor, seguido de “e colaboradores” e da data.

Inicie uma nova página para a seção de referências. Utilize espaço duplo e não deixe espaço entre as citações. As referências devem ser citadas em ordem alfabética, pelo sobrenome dos autores. Sobrenomes dos autores não devem ser substituídos por traços ou travessões. As referências devem aparecer segundo as orientações da American Psychological Association (Manual de Publicação da American Psychological Association, 4 a edição, Porto Alegre, Artes Médicas, 2001). Os exemplos abaixo podem auxiliar na organização do seu manuscrito.

Artigo de Revista Científica:

Bartholomeu, D.; Rueda, F.J.M.; & Sisto, F.F. (2006). Teste de Bender e dificuldades

de aprendizagem: evidência de validade. Avaliação Psicológica, 4 (1), 13-22.

Bartholomeu D., Sisto, F. F. & Rueda, F. J. M. (2006). Dificuldades de aprendizagem

na escrita e características emocionais de crianças. Psicologia em Estudo, 11(1),

16-25.

Artigo de Revista Científica no Prelo:

Indicar, no lugar da data, que o artigo está no prelo. Incluir o nome do periódico em itálico, após o título do artigo. Não referir data e número do volume, fascículo ou páginas até que o artigo seja publicado. No texto, citar o artigo indicando, entre parênteses, que está no prelo.

Silva, M.C.R.; Bartholomeu, D.; Primi, R.; Vendramini, C.M.M.; Pires, S.D.; Carvalho, L.F.; & Nunes, C.H.S.S. (no prelo). Proposta de organização das variáveis do questionário socioeconômico do ENADE para pesquisas em eficácia escolar. Revista da Sociedade de Psicologia do Triângulo Mineiro, 14 (2).

Livro:

Rosas, P. (1996). Mira y López: 30 anos depois. São Paulo: Vetor.

Livro organizado por editor:

Montiel, J.M., & Capovilla, F.C. (Orgs).(2010). Atualização em Transtornos de

Aprendizagem. São Paulo: ArtMed.

Capítulo de livro:

Rueda, F. R. M.; Bartholomeu, D. & Sisto, F. F. (2004). Desenho da Figura Humana e Aprendizagem da Escrita. In C. Machado; L, Almeida; M. Gonçalves & V. Ramalho

(Orgs.). Avaliação Psicológica: Formas e Contextos (pp. 236-243). Braga: Psiquilíbrios Edições.

Trabalho apresentado em congresso não publicado:

Lamounier, R., Rueda, F. J. M. & Lamounier, M. J. V. (2005). A avaliação psicológica

e sua importância no contexto do trânsito. Trabalho apresentado no II Congresso

Brasileiro de Avaliação Psicológica, Gramado, RS.

Trabalho apresentado em congresso publicado:

Tachibana, M. & Aiello-Vaisberg, T.M.J. (2008). Éramos sete: cuidando da mulher que

perdeu a guarda do filho no estilo clínico Ser e Fazer [Texto completo]. In II Simpósio

Internacional de Pesquisa em Psicoterapia (Org.). CD-ROM do II Simpósio

Internacional de Pesquisa em Psicoterapia (pp. 143-150). Campinas: PUC-Campinas.

Teses ou Dissertações:

Rueda, F. J. M. (2005). DFH-Escala Sisto e Matrizes Progressivas Coloridas de Raven: evidências de validade. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, Universidade São Francisco, Itatiba.

Thielen, I. P. (2002). Percepções de Motoristas sobre excesso de velocidade no

Trânsito de Curitiba - Paraná, Brasil. Tese de Doutorado, Universidade Federal de

Santa Catarina, Paraná.

 

 

 

Revista Sud Americana de Psicología

Publicación de:

UNISAL – Americana (Brasil)

Universidad Católica Silva Henríquez (Chile)

 

Misión

La Revista Sud Americana de Psicología es un instrumento de divulgación y debate de la producción científica en el área de la Psicología y tiene por objetivo favorecer el desarrollo e intercambio de información relativa a la Psicología en América del Sur, en cuanto espacio de reflexión acerca de experiencias prácticas y ensayos sobre investigaciones en el área. Se configura como un espacio de presentación y diseminación de investigaciones actuales en el campo de la Psicología, como también de reseñas, relatos de experiencias y debates en temas de actualidad. Se espera sirva como instrumento de actualización y formación para profesionales, proporcionando diferentes perspectivas de investigación en el área de la Psicología, fomentando la participación y cooperación entre investigadores y evidenciando sus contribuciones en la articulación de la teoría y práctica psicológica en América del Sur.

 

Informaciones básicas

La Revista Sud Americana de Psicología surge de la iniciativa de académicos de las Escuelas de Psicología de UNISAL- Americana, Brasil y de la Universidad Católica Silva Henríquez, Chile; con el firme propósito de colaborar en la formación profesional y académica en el área de la Psicología, siendo un instrumento de divulgación de resultados de trabajos científicos y de relatos de experiencia profesional en el área, comprometida con la producción de conocimiento para profesionales de la Psicología o de otras áreas afines que se sirven de esta ciencia para el desarrollo exitoso de sus actividades.

Su trabajo editorial, realizado principalmente por profesionales de diferentes países de América del Sur, así como también de Europa y Norteamérica, ha sido diseñado para destacar la labor científica producida en estos países, con un intercambio de experiencias que enriquece la producción del conocimiento psicológico en el ámbito internacional, y proporcionando al lector una visión actualizada de los trabajos y temas de investigación en psicología desarrollados en diferentes países, pero principalmente en América del Sur.

 

Tipos de artículos

Trabajos originales relacionados a las diferentes áreas de la Psicología y que correspondan a alguna de las siguientes categorías:

 

1. Investigaciones: investigación basada en datos empíricos, utilizando metodología científica. De 20 a 25 páginas de extensión, incluyendo resumen, abstract, figuras, tablas y referencias.

2. Estudios teóricos: análisis de constructos teóricos, generando a una revisión de los modelos existentes y el desarrollo de hipótesis para futuras investigaciones. Máximo de 15 a 20 páginas, según especificaciones del ítem 1.

3. Relatos de experiencia profesional: estudio de caso con análisis de las implicaciones conceptuales o descripción de procedimientos o estrategias de intervención, con evidencias metodológicamente apropiadas de validación de la eficacia y de interés para otros profesionales de la psicología. Máximo de 10 páginas, según especificaciones del ítem 1.

4. Comunicación breve: relato de investigación sucinto, complementario a una investigación mayor. Máximo de 7 páginas, según especificaciones del ítem 1.

5. Nota técnica: Descripción de instrumentos y técnicas originales de investigación. Máximo de 5 páginas, según especificaciones del ítem 1.

6. Reseña: revisión crítica de una obra recién publicada, orientando al lector en cuanto a sus características y potenciales aplicaciones. Máximo de 5 páginas.

7. Debate: registro de opiniones de personas involucradas (directa o indirectamente) en asuntos de relevancia para la disciplina. Máximo de 5 páginas.

 

Normas Editoriales

1. Selección de artículos: el manuscrito en acuerdo con las categorías 1 a 7 detalladas a continuación será evaluado en relación a la relevancia del tema y a la calidad de la metodología científica, además de la adecuación a las normas editoriales adoptadas por la revista. Será aceptado para análisis suponiéndose que: (a) todas las personas nombradas como autores han aprobado las orientaciones para la publicación en la revista Sud Americana de Psicología y (b) cualquier persona citada como fuente de comunicación personal lo ha aprobado.

2. Investigación inédita: el contenido del material enviado para publicación en la Revista Sud Americana de Psicología no debe haber sido publicado anteriormente, ni sometido para publicación en otra revista. Los contenidos y declaraciones presentes en los trabajos son de total responsabilidad de los respectivos autores.

3. Revisión por revisores o consultores: los trabajos enviados serán apreciados por el Consejo Editorial que a su criterio podrá solicitar Consultores ad hoc. Los pareceres de los consultores pueden encuadrarse en una de las tres posibilidades: (a) aprobación; (b) aprobación bajo reformulaciones; (c) recusa. En el plazo de tres meses a partir de la fecha de recibimiento el autor será comunicado del resultado, desde que posible. Los originales no serán devueltos aún cuando recusados.

Una revisión del lenguaje podrá ser hecha por el Consejo Editorial de la Revista. Cuando se juzgue necesario modificaciones substanciales que puedan alterar la idea, el autor será notificado y encargado de hacerlas, devolviendo el trabajo reformulado en el plazo máximo de un mes.

4. Derechos de los autores: los derechos de los autores de los artículos publicados pertenecen a la revista Sud Americana de Psicología. La reproducción total de los

artículos de esta revista en otras publicaciones o para cualquier otra utilidad necesita de la autorización escrita del Editor de la Revista Sud Americana de Psicología.. Personas interesadas en reproducir parcialmente los artículos de esta revista (partes del texto que excedan 500 palabras, tablas, figuras y otras ilustraciones) deberán tener la autorización escrita de los autores.

Manuscritos sometidos que contengan partes de texto extraídas de otras publicaciones, deberán respetar los límites específicos, para garantizar su originalidad. Se recomienda evitar la reproducción de figuras, tablas y dibujos extraídos de otras publicaciones y cuando esto no sea posible el manuscrito solo será enviado para análisis si el propietario del derecho de autoría del trabajo original autorice por escrito la reproducción en la Revista Sud Americana de Psicología.. De ningún modo la revista Sud Americana de Psicología. y los autores citados en los trabajos publicados en esta revista repasarán los derechos obtenidos.

5.Notas sobre el autor (s) (s): Incluya una breve descripción (40-50 palabras) sobre las actividades actuales del autor (s) (e) sobre su formación.

 

Cómo enviar un artículo

El trabajo para publicación deberá ser enviado para el editor de la Revista Sul-Americana de Psicología a través del catastro en el sitio: http://revista.unisal.br/am/ .

 

Aspectos éticos:

 

A lo largo del artículo se debe enviar una carta en la que el autor(es) deberá (an) garantir ha habido consentimiento de las personas involucradas en las muestras de trabajo y que la privacidad de las personas involucradas fue respetado. También debe indicar que el estudio fue aprobado por el comité de ética de la institución a la que los autores están vinculados.

 

Forma de presentación

Los artículos seran aceptos en lengua portuguesa, francesa, española y inglesa.

Normas de publicación: la Revista Sud Americana de Psicología adopta las normas de publicación contenidas en el Manual de Publicación de la American Psychological Association (4ª edición, 2001).

Presentación: los artículos deben ser digitados utilizando procesador de texto MS Word, en espacio doble (incluyendo tablas y referencias), en letra tipo Times New Roman tamaño 12, sin exceder ni 80 dígitos por línea ni el número de páginas apropiado a la categoría en el cual el trabajo se incluye, paginado desde la hoja de rostro personalizada, la cual recibirá número de página 1. La hoja deberá ser del tamaño A4 y la configuración de 2,5cm para las márgenes superior e inferior y de 3cm para las márgenes izquierda y derecha.

Deben ser evitadas las notas de pie de página. Cuando imprescindibles, deben estar en el pie de la misma página. Párrafos de una frase u oración única no deben ser usados.

La presentación de los trabajos debe atender el siguiente orden:

 

1. Hoja de rostro despersonalizada conteniendo apenas:

1.1. Título pleno en la lengua del manuscrito, no debiendo exceder 15 palabras. El título debe ser pertinente, claro y puede ser creativo, informando al lector sobre el objetivo del artículo. Él no debe incluir los nombres de ciudades, países u otra información geográfica.

1.2. Sugestión de título abreviado para el encabezado, no debiendo exceder 5 palabras.

1.3. Título pleno en español, portugués y inglés, compatible con el título en la lengua usada en el manuscrito.

 

2. Hoja de rostro personalizada conteniendo:

2.1. Título pleno en la lengua usada en el manuscrito.

2.2. Sugestión de título abreviado

2.3. Título pleno en inglés, compatible con el título en la lengua usada en el manuscrito.

2.4. Nombre de cada autor

2.5 Afiliación institucional de cada uno de los autores (sólo incluir el nombre de la universidad, de la ciudad y del país).

2.6 Nota de pie de página con las gratitudes de los autores e información sobre el apoyo institucional para el proyecto.

2.7 Notas al pie con la dirección completa del autor, de acuerdo con las normas postales que el lector de este artículo debe enviar la correspondencia, así como la dirección de correo electrónico. La dirección electrónica de todos los autores del manuscrito debe informar al editor.

2.8 Indicación de la dirección para la correspondencia con el editor sobre la tramitación del manuscrito, incluyendo fax, teléfono y, si disponible, dirección electrónica.

 

3. Hoja conteniendo resumen, en portugués o español:

3.1 El resumen debe tener el máximo de 150 palabras para trabajos en la categoría 1, 100 palabras para trabajos en las categorías 2, 3, 4 y 7, y 50 palabras para trabajos en la categoría 5. La categoría 6 no admite resumen.

3.2 El resumen no necesita incluir la información sobre la literatura del área, ni mencionar las referencias. El objetivo debe estar claro e informar, en el caso apropiado, el problema, el método y las hipótesis del estudio. Para los relatos de investigación, el método debe ofrecer informaciones breves acerca de los participantes, los instrumentos y los procedimientos especiales usados. Sólo los resultados más importantes, que responden a los objetivos de la investigación, deben ser mencionados. El resumen de una revisión crítica o de un estudio teórico debe incluir: tópico tratado (en una frase),

objetivo, tesis analizada por el organizador del estudio, fuentes usadas (p. ej. observación hecha por el autor, literatura divulgada) y las conclusiones.

3.3 Proporcionar, después del resumen, 3 a 5 palabras clave en la lengua del manuscrito, con minúsculas iniciales y separadas con el punto y coma. Para usar palabras más apropiadas, esas deben ser seleccionadas con la ayuda de la herramienta Thesaurus de APA, de este modo va a facilitar la futura indización de su trabajo.

 

4. Hoja conteniendo Abstract, en inglés, compatible con el texto del resumen.

4.1 El abstract debe obedecer las mismas especificaciones del resumen, seguido de Keywords, compatibles con las palabras clave.

4.2 La Revista Sud Americana de Psicología tiene, como procedimiento usual, que hacer la revisión final del abstract, y para eso se reserva el derecho de corregirlo si fuera necesario. Sin embargo, es recomendado que los autores pidan a un amigo bilingüe que haga la revisión antes de presentar el manuscrito. Éste es un ítem muy importante, porque en caso de la publicación estará disponible en todas las indizaciones de la revista.

 

5. Estructura del texto

5.1 Títulos y subtítulos en todas de las categorías del trabajo original. El texto debe tener una organización del reconocimiento fácil, marcado por un sistema de títulos y subtítulos que reflejen esta organización. En el caso de relato de investigación, el texto deberá obligatoriamente presentar: introducción, metodología, resultados y discusión. Los manuscritos de otras categorías editoriales deben presentar los títulos y subtítulos en concordancia con el caso.

5.2 Notas de pie de página. Es recomendado que las informaciones indispensables sean insertadas en el texto. Sin embargo, cuando imprescindibles, deben estar indicadas por alguarismos arábigos en el texto, y listadas después de las referencias, en otra página titulada de notas.

5.3 Figuras y tablas. Los lugares oportunos para insertar figuras y tablas deben ser indicados en el texto y es necesario presentar en el anexo. Las palabras Figuras y Tablas que aparecen en el texto, deben siempre, ser escritas con la primera letra en mayúscula y deben venir acompañadas del número respectivo. Las normas no incluyen el uso de la denominación cuadros o gráficos, sólo tablas y figuras.

5.4 Citaciones de autores. Las citaciones de autores deberán ser hechas de acuerdo con las normas de la APA, ejemplificadas en el ítem V. Todos los nombres de autores cuyos trabajos fueron citados deben ser seguidos por el año de publicación. En el caso de trascripción en la íntegra de un texto, la trascripción debe ser delimitada por comillas y la citación del autor seguida del número de la página citada. Una citación literal con 40 o más palabras debe ser presentada en bloco propio, comenzando en nueva línea, con recuo de 5 espacios de la margen, en la misma posición de un nuevo párrafo. El tamaño de la fuente debe ser 12, como en el resto del texto. No use comandos como negrita o itálico en esta sección. Los grifos deben ser subrayados.

5.5 La Revista Sud Americana de Psicología recomienda que los autores revisen el texto, observando conexiones entre las secciones y los subtítulos usados. Párrafos de una frase u oración única no deben ser usados porque fragmentan el texto. El objetivo del estudio debe ser evidentemente explicitado. Sólo las obras mencionadas en el texto estarán en la sección de las referencias.

 

6. Anexos

Los anexos deben ser presentados en una nueva página, después de las referencias, y numerados consecutivamente. Deben ser indicados en el texto, identificados por números e intitulados adecuadamente. Se recomienda que los mismos sean evitados siempre que sea posible.

 

7. Figuras

Deben ser presentadas con las respectivas leyendas y títulos, una por página (en papel) y por archivo de computadora, cuando preparadas electrónicamente. Los títulos deben ser presentados debajo de las figuras, siempre en caracteres minúsculos. Para asegurar la calidad de reproducción, las figuras conteniendo gráficos deben ser dirigidas en calidad para fotografía. No produzca ilustraciones gráficas con los colores o los modelos rebuscados que puedan confundirse con los demás, en el momento de la redacción de la revista. Como la versión publicada no podrá exceder la anchura de 8,3 cm, para figuras simples, y de 17,5 cm, para figuras complejas, el autor deberá cuidar para que las leyendas mantengan calidad de lectura, caso la reducción sea necesaria.

 

8. Tablas

Deben ser digitadas utilizando procesador de texto MS Word y en negro y blanco. Los títulos de las tablas deben quedarse en el alto de las mismas y deben indicar el contenido en hasta 15 palabras. La primera letra de cada palabra del título de las tablas debe ser escrita en letra mayúscula, y las otras en minúsculas. No use letras mayúsculas, negritos o itálicos dentro de la tabla, que no podrá exceder 17,5 cm de anchura x 23,5 cm de largura.

 

Referencias y citaciones en el texto

Textos de autoría múltipla

Dos autores: en las citaciones con dos nombres, los apellidos son unidos por un "&" cuando estén entre paréntesis; cuando citados en el texto deben ser ligados por una "y" como los ejemplos abajo.

"El método propuesto por Bartholomeu y Montiel (1999)", pero "El método fue propuesto para el estudio de la visión (Bartholomeu & Montiel, 1999)".

Tres a cinco autores: todos los autores son citados la primera vez que aparezcan en el texto, separados por comas y & entre el penúltimo y último nombre, seguido de la fecha

del estudio entre paréntesis. En las citaciones siguientes se cita el apellido del primer autor seguido por la expresión "y colaboradores", y año de publicación.

Además de seis autores: se cita sólo el apellido del primer autor seguido por la expresión "y colaboradores", y año de publicación.

Empiece una nueva página para la sección de las referencias. Use espacio doble y no deje el espacio entre las citas. Las referencias deben ser colocadas en orden alfabética, por apellido de los escritores, eso no debe ser sustituido por líneas o atravesados. Las referencias deben aparecer de acuerdo con las orientaciones de la American Psychological Association (el manual de publicación de la American Psychological Association, 2002). Los ejemplos en seguida pueden auxiliar en la organización del manuscrito.

 

Artículo de periódico científico

Bartholomeu, D.; Rueda, F.J.M.; & Sisto, F.F. (2006). Teste de Bender e dificuldades

de aprendizagem: evidência de validade. Avaliação Psicológica, 4 (1), 13-22.

Bartholomeu D., Sisto, F. F. & Rueda, F. J. M. (2006). Dificuldades de aprendizagem

na escrita e características emocionais de crianças. Psicologia em Estudo, 11(1),

16-25.

Artículo em prensa

Indicar, en el lugar de la fecha, que el artículo está en prensa. Incluir el nombre del periódico en letra itálica después del título del artículo. No citar fecha y número del volumen, fascículo o páginas hasta que el artículo sea publicado. Para mencionar el artículo en el texto, indicar, entre paréntesis, que está en prensa.

Silva, M.C.R.; Bartholomeu, D.; Primi, R.; Vendramini, C.M.M.; Pires, S.D.; Carvalho, L.F.; & Nunes, C.H.S.S. (no prelo). Proposta de organização das variáveis do questionário socioeconômico do ENADE para pesquisas em eficácia escolar. Revista da Sociedade de Psicologia do Triângulo Mineiro, 14 (2).

Libro

Rosas, P. (1996). Mira y López: 30 anos depois. São Paulo: Vetor.

Libro organizado por editor

Montiel, J.M., & Capovilla, F.C. (Orgs).(2010). Atualização em Transtornos de

Aprendizagem. São Paulo: ArtMed.

Capítulo de libro

Rueda, F. R. M.; Bartholomeu, D. & Sisto, F. F. (2004). Desenho da Figura Humana e Aprendizagem da Escrita. In C. Machado; L, Almeida; M. Gonçalves & V. Ramalho (Orgs.). Avaliação Psicológica: Formas e Contextos (pp. 236-243). Braga: Psiquilíbrios Edições.

Trabajo presentado en congreso, pero no publicado

Lamounier, R., Rueda, F. J. M. & Lamounier, M. J. V. (2005). A avaliação psicológica

e sua importância no contexto do trânsito. Trabalho apresentado no II Congresso

Brasileiro de Avaliação Psicológica, Gramado, RS.

Trabajo presentado en congreso con resumen publicado en anuales

Tachibana, M. & Aiello-Vaisberg, T.M.J. (2008). Éramos sete: cuidando da mulher que

perdeu a guarda do filho no estilo clínico Ser e Fazer [Texto completo]. In II Simpósio

Internacional de Pesquisa em Psicoterapia (Org.). CD-ROM do II Simpósio Internacional de Pesquisa em Psicoterapia (pp. 143-150). Campinas: PUC-Campinas.

Tesinas de Maestría y Tesis

Rueda, F. J. M. (2005). DFH-Escala Sisto e Matrizes Progressivas Coloridas de Raven: evidências de validade. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, Universidade São Francisco, Itatiba.

Thielen, I. P. (2002). Percepções de Motoristas sobre excesso de velocidade no

Trânsito de Curitiba - Paraná, Brasil. Tese de Doutorado, Universidade Federal de

Santa Catarina, Paraná.

 

 

South American Journal of Psychology

Publication of UNISAL - Americana (Brazil)

Universidad Catolica Silva Henriques (Chile)

Mission

The Journal of South American Psychology is a vehicle for the dissemination and discussion of scientific literature in psychology and aims to promote the development and exchange of information of psychological science in South America as a space for reflection on practical experiences and research in the area. May serve as a space for presentation and dissemination of current research in the field of Psychology, as well as reviews, experience reports and discussions of relevant current issues. We expected it serves as an instrument in the updating and training of professionals, providing different perspectives of research in psychology, fostering cooperation between researchers and highlighting their contributions in order to articulate the psychological theory and practice in South America.

 

Basic Information The Journal of South American psychology emerged from the initiative of the Psychology courses teachers in the UNISAL / Brazil and UCSH (Universidad Católica Silva Henriques) in Chile, with the firm intention to collaborate in professional and academic training in Psychology, as an instrument for disseminating the results of scientific studies and reports of professional experience, with a commitment to the production of knowledge in psychology to their professionals or related areas, which apply this science for the successful development of their activities. Your editorial, made by professionals from different South American countries specially but also by Americans and Europeans, was designed to highlight the scientific production produced in these countries, featuring an exchange of experiences that enriches the production of psychological knowledge at the international level, providing the reader an idea of the quality of researches produced in Psychology in different countries, but mainly in South America.

 

Types of Texts

Original Manuscripts related to Psychology in the following categories:

1. Research report: Investigation based on empirical data, using a scientific method. Limited to 20-25 pages, including figures, tables and references.

2. Theoretical study: Analysis of theoretical constructs leading to the questioning of existing themes and the elaboration of hypothesis for future research. Limited to 15-20 pages.

3. Report of professional experience: Case study, with analysis of conceptual implications, or description of procedures or strategies of intervention, with methodologically appropriated evidence of the efficacy, of interest for practicing to psychologists. Limited to 10 pages.

4.  Research Note: Report of limited research supplementing a specific investigation. Limited to 15 pages.

5. Technical Note: Description of instruments and original research techniques. Limited to 5 pages.

6. Review: Critical review of a recently-published book, informing readers of its contents and potential audience. Limited to 5 pages.

7. Debate: Register of the opinion of the individuals involved in polemic issues, either directly or indirectly. Limited to 5 pages.

 

Editorial norms

1. Selective process. Manuscripts conforming to categories 1 - 7 above will be evaluated on the basis of thematic relevance and the methodological quality. A Manuscript will be

accepted for analysis with the assumption that (a) all authors are in agreement with the submission of the manuscript for publication in the South American Journal of Psychology, and (b) any person cited as the source of personal communication agrees with that citation.

2. Original Material. The contents of manuscripts submitted for publication in the South American Journal of Psychology cannot have been published elsewhere, nor submitted for publication in any other journal. The contents and statements contained in all papers are the sole responsibility of the author(s).

3. Editorial review. The papers submitted for publication will be evaluated by the Editorial Board, which will consult ad hoc reviewers. There are three kinds of response: a) acceptance; b) acceptance subjected to revision; c) rejection. The authors will be notified of the acceptance or rejection of their manuscripts within three months of the date of receipt. Even if they are rejected, the originals will not be returned.

The linguistic review of the manuscript will be undertaken by the Editorial Board of the journal. If substantial changes that can affect the authors idea are necessary, the author(s) will be given a month to make the requested changes.

4. Copyright. The copyright of published articles belongs to the South American Journal of Psychology. The reproduction of these articles in other publications or for any use requires the written authorization of the editor of the South American Journal of Psychology. Those individuals interested in partial reproductions of parts of other publications (text parts with more than 500 words, tables, figures and another illustrations) should respect limits of the original source to guarantee the originality of the paper submitted.

It is recommended that the reproduction of figures, tables and drawings extracted by other publications be avoided but, if this is not possible, should be accompanied by written permission. Under no circumstances can publication rights be granted to others without the written agreement of both the editor of South American Journal of Psychology and the authors.

7.Notes about the author (s): Include a brief description (40-50 words) about the current activities of the author (s) and about their education.

 

Articles submission

 

How to submit an article

The text must be sent to the South American Journal of Psychology through a registration at http://revista.unisal.br/am/ .

 

Ethical aspects:

 

Along the article should be sent a letter in which the author(s) shall guarantee there has been consent of the people involved with research samples and also that the privacy of the people involved was respected. It should mention the study was approved by the ethics committee of the institution to which the authors belong.

 

 

Form of presentation

Manuscripts in Portuguese, Spanish, French and English are accepted.

Notes for publication: The South American Journal of Psychology adopts the style sheet of the APA (4th Edition, 2001).

Format: Articles should be typewritten, double-spaced throughout (including tables and references) using MS Word text processor, in Times New Roman 12, with no more than 80 characters per line and the number of pages limited to what is permitted for which the manuscript is being submitted, with numbering starting with the cover page numbered as page 1. Standard A4 paper should be used, with upper and lower margins of 2,5 cm and left and right margins of 3 cm each.

Footnotes should be avoided as well as single sentences paragraphs. Indispensable footnotes should appear in the same page.

The papers must have the following parts:

 

1. Title page without identification, containing only:

1.1 Title in the language in which the manuscript was prepared, and should not exceed 15 words. The title should be relevant, clear and can be creative, telling the reader about the purpose of the article. Should not include names of cities, countries or other geographic information.

1.2 Suggestion of abbreviated title for header should not exceed 5 words.

1.3 Full title in English, consistent with the title in the language of the manuscript was prepared.

 

2. Cover sheet with identification, including:

2.1Title in the language in which the manuscript was prepared.

2.2 Suggestion of short title.

2.3 Full title in English, Spanish and Portuguese, consistent with the title in the language of the manuscript was prepared.

2.4 Name of each author.

2.5 Institutional affiliation for each of the authors (include only the name of the university, the city and the country).

2.6 Footnote to thank the authors and information on institutional support to the project.

2.7 Footnotes with full address of the author, according to the postal standards for whom the reader of the article should send correspondence, as well as the email address. Electronic addresses of all authors of the manuscript should be informed to the editor.

2.8 Name and address for correspondence with the editor about the fate of the manuscript, including fax, phone and, if available, e-mail address.

 

3. Abstract sheet, in Portuguese or Spanish

3.1 The abstract should be no more than 150 words for paper in category 1, 100 words for paper in categories 2, 3, 4, and 7, and 50 words for paper in category 5. For category 7 is not necessary abstract.

3.2 The abstract do not need to include information on the literature of the area, or references. The objective should be clear, stating, if appropriate, the problem, the method and assumptions of the study. For reports of research, the method should provide brief information on the participants, special tools and procedures used. Only the most important results, which meet the objectives of the research should be mentioned. The summary of a review or a theoretical study must include: topic addressed (in one sentence), aim, thesis or organizing construct in the analysis of the study, sources used (eg., Observation made by the author, published literature) and conclusions.

3.3 Provide after the abstract, 3 to 5 keywords in the language of the manuscript, with initial lowercase and separated by a semicolon. To use more appropriate descriptors, see Thesaurus of APA, thereby facilitating future indexing of the paper.

 

4. Abstract, in English and Portuguese, compatible in both languages .

4.1 Portuguese abstract should follow the same specifications of English abstract, followed by compatible keywords.

4.2 The South American Journal of Psychology has, as standard procedure, to review the final abstract, reserving the right to correct it if necessary. However, it is recommended that the authors require a bilingual colleague to review the abstract before submitting the manuscript. This is a very important item of paper, because in case of publication it will be available in all indexes of the journal.

 

5.Text Structure

5.1 Titles and subtitles in all categories of original paper. The text should have an organization of easy recognition, indicated by a system of titles and subtitles that reflect this organization. For reports of research, the text will necessarily produce: introduction, method, results and discussion. The manuscripts in other categories must submit editorial titles and subtitles in accordance to the case.

5.2 Footnote. Should be avoided whenever possible. However, if there is not another possibility, should be indicated by arabic numerals in the text and listed after the references on separate page and on the notes.

5.3 Figures and Tables. Figures and tables should be indicated in the text and presented in Annex. The words Figures and Tables, which appear in the text, should always be written with the first letter in uppercase and must be indicate its respective number. The standards do not include the name tables or graphs, only Tables and Figures.

5.4 Citations of the authors. The citations of authors should be made in accordance to APA standards, exemplified in Section V. All names of authors, whose papers are cited, should be followed by the date of publication, the first time they are cited in each paragraph. For the full transcript of a text, it must be enclosed by quotation marks and citation of the author should be followed by the number of page references. A literal quote with 40 or more words should be submitted on the block, starting on new line, with retreat of the margin of 5 spaces, the position of a new paragraph. The font size should be 12, as the rest of the text. Do not use commands such as bold or italics in this section. The highlights should be underlined.

5.5 The South American Journal of Psychology recommends that the authors review the text, noting links between sections and the subtitles used. Single sentence paragraphs should be avoided. It is noted that the aim of study should be clearly explained. Only the papers consulted and mentioned in the text should appear in the section of references.

6.Attachments

Annexes must be presented in a new page after the references, and numbered consecutively. It should be indicated in the text, identified by numbers (A, B, C, and so on) and titled appropriately. Use attachments if it is really essential to understanding the text.

7.Figures

Should be presented with their captions and titles, one per page (in paper), and a computer file, when prepared electronically. The titles must be listed below the pictures,

always in lowercase. To ensure quality of reproduction, pictures containing drawing should be referred in photography quality. Do not take pictures with labored patterns color graphics or that can be confused with each other, when the publishing of the journal. As the published version may not exceed a width of 8.3 cm to simple figures and of 17.5 for complex figures, the author should take care to maintain the quality of reading subtitles, if the reduction is necessary.

8.Tables

Should preferably be prepared in MSWord and presented in black and white. The titles of tables should be placed on top of them, and should indicate the content up to 15 words. The first letter of each word in the title of the tables should be written in uppercase, and the other letters must be lowercase. Do not use capital letters, bold or italics in the table. It must not exceed 17.5 cm wide by 23.5 cm in length.

References and citations in the text

Two authors: cite both authors always that they are referred in the text. Example: (Bartholomeu & Montiel, 1999) when cited in parenthesis. When they are cited out of parenthesis they maus be connected by letter e, for example: Bartholomeu e Montiel (1999).

Citation fom three to five authors: cite all the authors in the first reference, followed by the date of the article between parenthesis. Starting from the second reference, use the last name of the first author, followed by et al and the date.

Six or more authors cite just the last name of the first author, et al. and date

The bibliographical references must be presented in a new page. Doble-space must be used and do not leave space between the references. Its dispostion should be in aphabetical order of the last name of the author. References are asked to follow the style in the Publication Manual of American Psychological Association, 5th, 2001. The following examples may help you.

Article of scientific journal

Bartholomeu, D.; Rueda, F.J.M.; & Sisto, F.F. (2006). Teste de Bender e dificuldades

de aprendizagem: evidência de validade. Avaliação Psicológica, 4 (1), 13-22.

Bartholomeu D., Sisto, F. F. & Rueda, F. J. M. (2006). Dificuldades de aprendizagem

na escrita e características emocionais de crianças. Psicologia em Estudo, 11(1),

16-25.

Article of scientific journal in press

Instead of the date between parenthesis, indicate in press. Include the journal name in italic after the title of the article. Along the text include the name of the journal in italics, after the title. Do not mention date and volume, issue or pages number until the article is published. In the text, cite the article and indicate in parenthesis, that is in press.

Silva, M.C.R.; Bartholomeu, D.; Primi, R.; Vendramini, C.M.M.; Pires, S.D.; Carvalho, L.F.; & Nunes, C.H.S.S. (no prelo). Proposta de organização das variáveis do questionário socioeconômico do ENADE para pesquisas em eficácia escolar. Revista da Sociedade de Psicologia do Triângulo Mineiro, 14 (2).

Books

Rosas, P. (1996). Mira y López: 30 anos depois. São Paulo, SP: Vetor.

Book organized by an editor

Montiel, J.M., & Capovilla, F.C. (Orgs).(2010). Atualização em Transtornos de

Aprendizagem. São Paulo: ArtMed.

Book Chapter

Rueda, F. R. M.; Bartholomeu, D. & Sisto, F. F. (2004). Desenho da Figura Humana e Aprendizagem da Escrita. In C. Machado; L, Almeida; M. Gonçalves & V. Ramalho (Orgs.). Avaliação Psicológica: Formas e Contextos (pp. 236-243). Braga: Psiquilíbrios Edições.

Non-published work presented in congress

Lamounier, R., Rueda, F. J. M. & Lamounier, M. J. V. (2005). A avaliação psicológica

e sua importância no contexto do trânsito. Trabalho apresentado no II Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, Gramado, RS.

Published work presented in congress

Tachibana, M. & Aiello-Vaisberg, T.M.J. (2008). Éramos sete: cuidando da mulher que

perdeu a guarda do filho no estilo clínico Ser e Fazer [Texto completo]. In II Simpósio

Internacional de Pesquisa em Psicoterapia (Org.). CD-ROM do II Simpósio

Internacional de Pesquisa em Psicoterapia (pp. 143-150). Campinas: PUC-Campinas.

Thesis and Dissertation

Rueda, F. J. M. (2005). DFH-Escala Sisto e Matrizes Progressivas Coloridas de Raven: evidências de validade. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, Universidade São Francisco, Itatiba.

Thielen, I. P. (2002). Percepções de Motoristas sobre excesso de velocidade no

Trânsito de Curitiba - Paraná, Brasil. Tese de Doutorado, Universidade Federal de

Santa Catarina, Paraná.