O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1/2; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • O(s) autor(es) fizeram devidamente a inserção da titulação e afiliação institucional no sistema de cadastro e não no corpo do artigo submetido.
  • O(s) autor(es) fizeram devidamente a inserção da titulação e afiliação institucional no sistema de cadastro e não no corpo do artigo submetido.

Diretrizes para Autores

A Revista DIREITO & PAZ é um periódico apoiado institucionalmente pelo Programa de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – e está aberta à comunidade acadêmica e destina-se à publicação de trabalhos que, pelo seu conteúdo, possam contribuir para a formação e o desenvolvimento científico, além da atualização do conhecimento na área específica do Direito. 

A Revista Direito & Paz é um periódico semestral indexado no Repositório Institucional, Periódicos CAPES, Diadorim, Latindex, REDIB o outros, que publica artigos científicos de colaboradores internacionais, nacionais e professores convidados estrangeiros de notório saber jurídico, em português, espanhol, inglês, italiano e francês. Os trabalhos são passíveis de revisão, mas os artigos com versão em inglês têm prioridade na avaliação e publicação.

As publicações deverão conter trabalhos da seguinte natureza: 

1 Artigos originais e inéditos, que não tenham sido divulgados em outros meios (blogs, sites ou outras publicações).

2 Artigos de autores e/ou coautores que estejam no mínimo cursando a Pós-Graduação “stricto sensu” (Mestrado ou Doutorado). Todavia, a publicação dos mestrandos será garantida desde que acompanhada por Professor(a) Doutor(a) de IES nacional ou estrangeira.

Para a publicação de trabalhos, os originais serão avaliados por especialistas (professores doutores) segundo o sistema de “duplo cego” (double blind peer review) e o parecer destes será referendado pelo Conselho Editorial com relação aos aspectos formais e, posteriormente, comunicado ao(s) autor(es). 

O Conselho Editorial da Revista tem a incumbência de selecionar trabalhos com base nestas normas e zelar pelo respeito à linha editorial. O Editor Responsável encaminhará os textos, para avaliação, a dois ou mais pareceristas cadastrados e cuidadosamente selecionados de acordo com a temática e a área de atuação.

A entrega de originais para a Revista deverá obedecer aos seguintes critérios: 

- Os trabalhos enviados para avaliação deverão ser submetidos diretamente no sistema por meio do link:  http://revista.unisal.br/lo/index.php/direitoepaz/user/register e não deverão conter a identificação dos autores, pois passarão pela avaliação do “duplo cego” recomendada pela CAPES e deverão estar em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

- Os trabalhos aprovados para publicação deverão conter, obrigatoriamente: título em português e em inglês; nome(s) do(s) autor(es), identificando em rodapé a qualificação e a instituição a que pertence(m); os artigos deverão conter, ainda, resumo em português (máximo cinco linhas) e abstract fiel ao resumo, acompanhados, respectivamente, de palavras-chave e keywords.  

- O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pela revisão gramatical (ortográfica) dos textos completos e pelo envio da tradução do título, do resumo (abstract) e das palavras-chave (keywords) na língua inglesa.   

- Os autores deverão efetuar o cadastro, no sistema, informando o nome completo, a titulação, filiação institucional, ocupação profissional e endereço de correspondência e e-mail.

- Os trabalhos deverão ser encaminhados respeitando a seguinte formatação: uma cópia em editor Word for Windows 6.0 ou superior; limite mínimo de quinze e máximo de vinte laudas para artigos (incluindo o resumo), dez laudas para comunicações e resenhas; a fonte utilizada deve ser Times New Roman, corpo 12.

- Os textos devem ser redigidos em espaçamento ½, deverá ser usado o sistema autor-data nas citações, no corpo do texto, respeitando as normas da ABNT e as referências deverão ser inseridas no final do texto.

- Os textos deverão ser submetidos respeitando a seguinte estrutura:

1 Título em português: Deve conter, no máximo, 15 (quinze) palavras, incluído o subtítulo (quando houver), realçado em negrito e em caixa alta.

2 Título em inglês: Tradução fiel do título, sempre em inglês.

3 Resumo: Deve ser um texto conciso (até 150 palavras), redigido em parágrafo único, onde o autor ressalte os objetivos, a metodologia (métodos de pesquisa) utilizada no decorrer da pesquisa e o resultado alcançados. Deve-se, ainda, evitar o uso de citações, símbolos, fórmulas, equações e diagramas. 

4 Palavras-chave: Indicar até 5 (cinco) termos que classifiquem o trabalho com precisão adequada para sua indexação, separados por pontos. 

Abstract: Tradução fiel do resumo, sempre em inglês.

Keywords: Tradução fiel das palavras-chave, sempre em inglês.

7 Sumário: Deve ser posicionado logo abaixo do título e reproduzir somente número e nome das seções principais que compõem o artigo.

8 Introdução: Texto introdutório, onde o autor ressalte a problemática, o problema científico, os objetivos, a metodologia (métodos de pesquisa) utilizada no decorrer da pesquisa e a justificativa ou importância do artigo para a comunidade cientifica nacional e internacional.

9 Discussão em tópicos: A discussão deve abordar, especificamente, os tópicos elencados no sumário, correlacionados ao resumo, à problemática e objetivos destacados na introdução e às conclusões.

10 Conclusão: A conclusão deve ser elaborada em parágrafos que hão de estar relacionados à discussão dos tópicos, também elencados no sumário.

11 Referências: A indicação das referências deve obedecer ao disposto na NBR 6023 – Informação e Documentação - Referências – Elaboração / Nov. 2018 da ABNT. Esse item deve conter todos os dados necessários à identificação das obras, dispostas em ordem alfabética.

A submissão dos trabalhos no sistema caracteriza a cessão dos direitos autorais à Revista Direito & Paz, autorizando-se, assim, a diagramação do texto, seu uso ou reprodução na forma de citações pelos leitores interessados, com a devida citação da fonte (autoria). 

Os trabalhos publicados na Revista Direito & Paz representam o ponto de vista de seus autores e não a posição oficial do veículo ou do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL.   

 

Cordialmente,

Prof. Dr. Pablo Jiménez Serrano

Editor Responsável.

PUBLICAÇÕES

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.