Com periodicidade anual e sendo de caráter internacional, a revista Itinerários Filosóficos tem edição em formato digital, esse último através do open journal system (Public Knowledge Project), marcando o compromisso editorial com uma política de acesso livre à informação.

Recebem-se trabalhos que sejam originais e resultados de pesquisas, nos idiomas português, espanhol, inglês e italiano, que cumpram com os procedimentos éticos cabíveis, e que estejam adequados às condições de publicação, linha editorial e demais normas de publicação, descritas nas orientações para os autores. 

A revista permite o livre uso do material publicado, para uso não comercial e sempre que respeitada a propriedade intelectual. Ainda reafirmando nossa posição de apoio às boas condutas da pesquisa e da sua divulgação.

Contando com um conselho editorial formado por pesquisadores e acadêmicos de renome, pertencentes a instituições públicas e confessionais, que representam diversas regiões do Brasil, bem como da América do Norte, América Latina e Europa, a revista Itinerários Filosóficos tem seções de artigos de demanda contínua, nacional e internacional. 

Todos os trabalhos recebidos são submetidos a um processo de avaliação anônima, por pareceristas ad hoc, convidados voluntários dentre pesquisadores de relevância, nacional e internacional, na Linha Editorial da Revista. Se os pareceres forem divergentes, um terceiro parecerista será convidado a avaliar o texto. O processo de avaliação consiste de uma verificação prévia (desk review) dos manuscritos, feita pelo editor-em-chefe, e, se considerados adequados à linha editorial do periódico e em conformidade com o exposto nas diretrizes para autores, são enviados aos avaliadores, em caráter de anonimato (double blind review).

A revista Itinerários Filosóficos se constitui como um dos únicos veículos de publicação dentro da sua Linha Editorial. O trabalho de editoração é apoiado por uma equipe editorial consultiva, constituída pelos professores do Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL, e por assessoria de profissionais da área técnica.