O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Para realizar uma submissão os autores precisam se cadastrar no sistema da revista acessando “cadastro” no lado direito do menu superior da página.
  • A Revista de Ciências da Educação recebe a submissão dos seguintes tipos de trabalhos:
    ARTIGO: trabalho resultante de investigação científica, original, de cunho conceitual ou empírico, com emprego de procedimentos metodológicos que assegurem a confiabilidade e a validade dos dados. Deve ter entre 30 mil e 60 mil caracteres com espaços.
    ENSAIO: trabalho que apresente reflexão teórica e crítica a respeito de um tema da área da educação. Deve ter entre 30 mil e 60 mil caracteres com espaços.
    RELATO DE EXPERIÊNCIA: trabalho que realize a descrição e análise de experiências desenvolvidas no campo da educação. Deve ter entre 20 mil e 50 mil caracteres com espaços.
    CONFERÊNCIA/ENTREVISTA: transcrição de conferências proferidas em eventos científicos, ou de entrevistas concedidas a título diverso, e que se mostrem relevantes no âmbito da educação. Exige-se uma declaração de que o autor do trabalho original está ciente da transcrição e concorda com sua publicação, inclusive cedendo os direitos autorais, que porventura haja. Deve ter entre 20 mil e 50 mil caracteres com espaço.
    RESENHA: descrição e análise crítica de obra recente (livro), sugerindo-se um limite de 2 anos da data da publicação. Deve ter entre 5mil e 10 mil caracteres com espaço.
    PRODUÇÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS: colaborações inéditas em alguns formatos e linguagens artísticas e culturais: ensaios, cartas, fotografias, desenhos, poemas, contos, colagens, pinturas, registros de produções (instalações, oficinas, exposições, intervenções, manifestações etc.), em formato digital, que integrarão a SEÇÃO EDUCAÇÃO DOS SENTIDOS.
    DOSSIÊ: uma coletânea de artigos sobre determinado tema. As normas para submissão de dossiês podem ser consultadas em diretrizes para autores.
  • O trabalho precisa ser original e inédito e não pode ter sido submetido à avaliação de outro periódico.
  • O autor deve ter pelo menos o título de mestre. No caso de trabalhos com mais de um autor, exige-se que pelo menos um deles tenha essa titulação.
  • Os autores devem respeitar o intervalo de 2 anos entre a publicação de um artigo na Revista de Ciências da Educação e a realização de uma nova submissão.
  • Os arquivos submetidos (exceto o arquivo de identificação dos autores) não podem conter, em seu conteúdo ou em seu título, nenhum dado que permita identifcar os autores.
  • A submissão atende a todas as exigências mencionadas nas Diretrizes para Autores.

Diretrizes para Autores

É necessário certificar-se de que a submissão atende a todas as exigências especificadas abaixo:

  • Os autores devem submeter obrigatoriamente três arquivos:
  1. Um contendo o trabalho completo, de acordo com as diretrizes da revista e sem os dados de autoria ou qualquer outro elemento que permita identificar os autores.
  2. Um segundo arquivo com os dados de autoria onde constem: título do trabalho, o nome completo dos autores, ORCID, titulação acadêmica, instituição de vínculo, e-mail, bem como telefone e endereço para contato dos editores.
  3. Um terceiro arquivo com o Termo de Autorização e de Responsabilidade preenchido e assinado pelos autores. O modelo para elaboração desse termo encontra-se ao final dessas diretrizes.
  • No caso de o trabalho conter imagens, gráficos, tabelas ou quadros, eles devem ser inseridos no corpo do trabalho e, também, encaminhados em arquivos separados com boa resolução.
  • No caso de produções artísticas e culturais, o autor se responsabiliza pela utilização de imagens de terceiros em seus trabalhos, sendo que quaisquer ônus por problemas de direitos autorais recairão exclusivamente sobre o realizador do trabalho inscrito.
  • O trabalho deverá ser apresentado em documento do Word, configurado em papel tamanho A4; margens superior e esquerda de 3 cm, e inferior e direita de 2 cm; fonte Times New Roman tamanho 12; entrelinhas de 1,5 no texto e simples no resumo e alinhamento justificado.
  • Todos os trabalhos deverão conter título e, se for o caso, subtítulo, totalizando, no máximo, 15 palavras. Os títulos deverão ser centralizados e redigidos em fonte Times New Roman e negrito, tamanho 12, em português, inglês e espanhol.
  • Todos os trabalhos, exceto as resenhas, devem apresentar resumo em português, inglês e espanhol, que contenham entre 1.000 e 1.300 caracteres com espaço, redigidos em espaçamento simples e sem recuo de parágrafo.
  • Abaixo do resumo os trabalhos devem apresentar de 3 a seis palavras-chave redigidas em português, inglês e espanhol.
  • As citações e as referências devem seguir as normas da ABNT vigentes, e devem ser editadas seguindo as orientações do "Guia para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos do Unisal", disponível em: https://unisal.br/wp-content/uploads/2020/05/guia-2020-2.pdf
  • No caso das produções artísticas e culturais, o arquivo deve conter dados técnicos como: título da obra/produção; técnica empregada; materiais utilizados; dimensões reais; financiamento (se houver); resumo de no máximo 500 palavras. As produções submetidas em imagem digital devem possuir resolução mínima de tamanho 800×600 pixels (LxA), definição 300 dpi., nos formatos JPEG, GIF ou PNG.

 

Orientações para a proposta de dossiês temáticos:

Da caracterização do dossiê:

Um Dossiê se constitui num conjunto de artigos em torno de um tema que expresse uma contribuição relevante para a área da Educação, podendo ser escrito parcial ou integralmente em língua portuguesa, espanhola ou inglesa. Não serão aceitas contribuições que repitam temáticas publicadas nos últimos cinco anos, por esta revista.

O Dossiê aprovado, de acordo com a sistemática da revista, poderá ser acompanhado de outros artigos de fluxo contínuo.

Dos proponentes:

Entende-se por proponentes professores/as e pesquisadores de Instituições de Ensino Superior - nacionais ou estrangeiras - que possuam reconhecida competência acadêmica na área temática sobre a qual versa o Dossiê. Os autores e autoras devem ter seus currículos Lattes/CNPq (ou similares no caso de estrangeiros/as) disponibilizados por ocasião da inscrição. Os e as proponentes não serão remunerados/as por essa tarefa.

Cada proponente poderá inscrever apenas uma proposta de Dossiê (no prazo de 02 anos).

O/a proponente se constituirá no organizador/a do Dossiê e não deverá ter mais de um artigo que integre o referido Dossiê.

Normas para submissão de propostas de dossiês temáticos:

  1. Para a composição de uma proposta de Dossiê temático, serão necessários, no mínimo, oito textos de autores de diferentes instituições, inclusive em termos de abrangência internacional.
  2. Pelo menos, dois textos devem ser de autores de instituições estrangeiras.
  3. O percentual de autores de uma mesma instituição não pode ultrapassar o total de 25% dos autores de cada número.
  4. Os textos propostos deverão evidenciar uma articulação temática, considerando possibilidades de diversificação teórica e metodológica.
  5. Serão considerados como critérios fundamentais da avaliação: a) A originalidade da proposta, principalmente em relação às temáticas de Dossiês já publicados na revista em outros volumes; b) Relevância e atualidade da proposta em consonância com as discussões educacionais; d) Adequação à política editorial da Revista; e) Serão excluídas as propostas que não atenderem aos critérios que regem as normas de publicação.
  6. A proposta de Dossiê temático deverá ser enviada ao e-mail revista.educacao@unisal.br composta pelos seguintes itens: a) título da proposta; b) identificação dos/as proponentes (editores); c) justificativa da proposição (até uma página); d) título e resumo dos artigos que integrarão o Dossiê (de acordo com as normas de submissão da Revista); e) mini-currículo dos/as autores/as; f) proposta de cronograma.
  7. Os/as organizadores/as da proposta de Dossiê deverão ser professores/as e/ou pesquisadores/as de Instituições de Ensino Superior ou de pesquisa do Brasil ou do exterior, com produção científica e inserção investigativa na temática proposta, preferencialmente atuantes em programas de pós-graduação na área da Educação.
  8. Mediante a aprovação da proposta pela Comissão Editorial da revista, os/as organizadores/as deverão cumprir os prazos estabelecidos.
  9. Caberá aos/às organizadores/as do Dossiê preparar um texto de apresentação capaz de problematizar, sob o ponto de vista educacional, o tema escolhido, apresentando os artigos;
  10. Os artigos constantes da proposta serão avaliados individualmente, pelos/as avaliadores/as ad hoc da Revista Ciências da Educação. Os textos deverão ser submetidos através da plataforma da revista. Importa destacar que artigos recusados quanto à forma ou quanto ao mérito não serão publicados, mesmo que constituam parte da proposta do Dossiê.
  11. Textos eventualmente aprovados e não incorporados em um dossiê poderão ser publicados em edições posteriores na seção de fluxo contínuo.

 

Processo de avaliação

1 - Os trabalhos recebidos são submetidos a uma verificação prévia feita pela comissão editorial. Nesta etapa é verificado se o trabalho está adequado à linha editorial da revista, se está em conformidade com todas as exigências elencadas nas diretrizes para autores e se foi elaborado observando aspectos éticos, sobretudo no que diz respeito à originalidade do todo ou das partes do trabalho e à explicitação das fontes e referências utilizadas na sua elaboração. Se não forem considerados adequados nesta etapa os trabalhos serão devolvidos para os autores.

2 – Se aprovados na etapa anterior, os trabalhos são submetidos a um processo de avaliação duplo cega por pareceristas ad hoc. Se os pareceres recebidos forem divergentes, um terceiro parecerista será convidado a avaliar o texto em caráter de anonimato.

3 - Na avaliação dos trabalhos serão considerados os seguintes elementos:

No caso de artigos e ensaios:

  • Relevância do tema para a área da educação.
  • Pertinência e atualidade da bibliografia utilizada.
  • Clareza na exposição dos objetivos do trabalho.
  • Rigor e consistência dos conceitos utilizados.
  • Pertinência da metodologia utilizada e clareza na explicitação dos procedimentos metodológicos.
  • Qualidade das análises realizadas.
  • Adequação ortográfico-gramatical do texto.
  • Adequação do texto às normas da ABNT.

No caso de relatos de experiência:

  • Relevância do tema para a área da educação.
  • Clareza na exposição dos objetivos do trabalho.
  • Relevância do relato apresentados.
  • Ênfase nas implicações práticas do relato.
  • Rigor no tratamento e análise do relato.
  • Adequação ortográfico-gramatical do texto.
  • Adequação do texto às normas da ABNT.

No caso de resenhas:

  • Relevância da obra resenhada para a área da educação.
  • Clareza e rigor na exposição dos conceitos
  • Fidelidade às concepções abordadas na obra resenhada
  • Adequação ortográfico-gramatical do texto.
  • Adequação do texto às normas da ABNT.

No caso de produções artísticas e culturais:

  • Qualidade técnica.
  • Adequação ao descrito no resumo.
  • Contribuições em termos de conhecimento, reflexão, problematização, divulgação de processos ou produções sob diferentes perspectivas e abordagens.
  • Abrangência dos conteúdos e expressões da diversidade cultural e artística.

4 – Ao final da avaliação, o avaliador indicará uma das opções:

  • Aceitar
  • Correções obrigatórias
  • Submeter novamente para avaliação
  • Submeter a outra revista
  • Rejeitar

 

TERMO DE AUTORIZAÇÃO E DE RESPONSABILIDADE

O autor/os autores do trabalho intitulado _______________________, abaixo assinados, e com base no disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, autorizo/autorizamos a publicação em meio impresso, digital ou eletrônico, bem como em quaisquer outras bibliotecas digitais, sem qualquer tipo de ônus, atestando sua originalidade e exclusividade. Atesta-se também que o referido artigo seguiu procedimentos éticos na sua elaboração, e que a responsabilidade pelos dados e conteúdo é de responsabilidade do autor/autores.

Nome completo, Documento de Identificação, Assinatura do autor/autores

Local e data.

Política de Privacidade

Os dados enviados para os procedimentos de submissão dos trabalhos serão usados única e exclusivamente para fins de editoração, não sendo utilizados ou divulgados para quaisquer outros fins.