O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os arquivos com textos e documentos necessários para a avaliação deverão ser submetidos apenas online, conforme instruções em “Procedimentos para submissões online”.

    Durante o processo de avaliação os manuscritos serão verificados pelo iThenticate/Crosscheck, sistema informatizado que analisa a originalidade dos textos. 

  • Devem ser enviados dois arquivos:

    • um arquivo apenas com a identificação dos autores e contato;
    • outro apenas com o trabalho, sem identificação dos autores.
  • Os trabalhos encaminhados à Revista de Ciências da Educação devem conter até 60000 caracteres, ou o número de páginas sugerido para as diferentes seções da revista, assim editados: a formatação das páginas deverá ser configurada em A4 com margens superior e esquerda de 3 cm, e inferior e direita de 2 cm; e, se for o caso, subtítulo, indicando o conteúdo do texto (título: no máximo 12 palavras; subtítulos: no máximo 15 palavras); devem ser centralizados, fonte Times New Roman e negrito, corpo 12;identificação do autor ou autores, que devem ser enviada em arquivo à parte para assegurar o anonimato, acompanhado do título do trabalho, o nome completo do(s) proponente(s) do texto, titulação acadêmica, função e origem (instituição e unidade), e-mail, bem como telefone e endereço para contato dos editores. Os dados referentes à titulação acadêmica, função e origem, e e-mail serão publicados nas referências dos trabalhos aceitos;a primeira página do trabalho deve conter: título e, se for o caso, subtítulo, resumo (no máximo, 1300 caracteres com espaço), abstract (em inglês) e resumen (espanhol), e entre três e seis palvras-chave (descritores), extraídos do Thesaurus Brasileiro de Educação, disponível em: http://pergamum.inep.gov.br/pergamum/biblioteca/pesquisa_thesauro.php?resolution2=1024_1 e o mesmo número de keywords e palavras-chave. 
     O(s) nome(s) do(s) autor(es) e da instituição não devem aparecer nesta primeira página; os textos devem ser apresentados em formato "word" (versão 6.0 ou posterior), alinhados (justificados), e editados na fonte Times New Roman, corpo 12 e espaçamento entre linhas de 1,5; eventuais ilustrações e tabelas com respectivas legendas deverão ser apresentadas em arquivos separados, com indicação, no texto, do lugar onde serão inseridas. A colocação de notas de rodapé devem se restringir ao necessário para eventuais esclarecimentos do texto.
  • As citações, a composição da bibliografia e as referência seguem as normas da ABNT vigentes, e devem ser editadas seguindo as orientações do "Guia para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos do Unisal". Esse se encontra disponível em http://unisal.br/wp-content/uploads/2016/04/GUIA_2016.pdf seguindo-se, abaixo, um resumo dessas.

     

    Citação direta

     

    Transcrição textual de parte da obra do autor consultado. Neste caso, devem-se citar as páginas e volumes da fonte consultada. Exemplos:


    a) Citações diretas no texto, de até três linhas, devem aparecer entre aspas duplas. As aspas simples servem para indicar citação no interior da citação.

    “O ser humano é um ser criativo, pensa alternativas.” (BOFF, 2000, p. 38).

     

    b) Citações diretas no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem aspas. Neste caso, utiliza-se o espaço simples.

     

    Citação indireta

     

    Texto baseado em obra de outros autores. Neste caso não se faz necessário o uso das aspas duplas e a indicação da página consultada é opcional.

    Exemplo:

    A experiência de Deus acontece de maneira inesperada, individual e única. Independente da classe social que o indivíduo está presente. (BOFF, 2000).

    Citação de um texto do qual não se teve acesso ao original.

    Utiliza-se a expressão latina “apud” (citado por, conforme, segundo).

    Exemplo:

    Tomás de Aquino (1985 apud PADOVESE, 1999, p. 12) fala sobre o mistério da Trindade e de sua importância para a teologia.

    As expressões Id., Ibid., op. cit. e cf. só podem ser utilizadas na mesma página ou folha da citação a que se referem; somente a expressão Apud pode ser utilizada no corpo do texto.

    As referências devem usar o recurso do itálico para destacar o título, que deve ser uniforme em todas as referências do trabalho. Para as obras clássicas recomenda-se indicar o nome do tradutor.


    Livros/monografias


    Exemplos:

    a) Um autor
    BOFF, Leonardo. Ecologia, mundialização, espiritualidade: a emergência de um novo paradigma. 3. ed. São Paulo: Ática, 2000.

    b) Dois a três autores
    GIOVANNI, José Ruy; BONJORNO, José Roberto; GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy. Matemática fundamental: uma nova abordagem. São Paulo: FTD, 2002.

    c) Mais de três autores COLL, César et al. Psicologia do ensino. Porto Alegre: Artmed, 2000.

    d) Organizador, coordenador, prefaciador etc. CASCONI, Francisco Antonio (Org.); AMORIM, José Roberto Neves (Coord.); AMORIM, Sebastião (Pref.). Locações: aspectos relevantes, aplicação do novo Código Civil. São Paulo: Método, 2004.

    e) Autoria de entidades, associações etc. CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Fraternidade e água: manual CF 2004. São Paulo: Salesiana, 2003. 379 p.

    SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Debatendo a poluição do ar: respira São Paulo. São Paulo, 1997. 27 p.



    Capítulo de livro


    SILVA, Lourdes. Questões essenciais de marketing. In: CUSTÓDIO, Samuel (Org.). Marketing: manual prático. São Paulo: Zumbi, 1987. p. 37-59.

    Quando o autor do capítulo for o mesmo da obra principal, seu nome é substituído por um traço (equivalente a 6 espaços) e ponto, após o “In”.

     

    CHURCHILL JR., Gilbert A.; PETER, J. Paul. Análise ambiental. Tradução de Cecília Camargo Bartalotti. In:______. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2003. cap. 2, p. 24-53.



    Dissertações, Teses, TCCs

     

    Os elementos essenciais são: autor, título, subtítulo, ano, número de folhas, categoria (grau e área) – unidade da Instituição, Instituição, cidade e ano.

    LELO, Antônio Francisco. La inculturación en Brasil del ritual de iniciación cristiana de adultos. 1994. 174 f. Dissertação (Mestrado em Liturgia) – Facultad de Teologia, Universidad Pontificia de Salamanca, Salamanca, 1994.


    Publicações Periódicas


    Artigos em jornais

    NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de S. Paulo, São Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p. 13.

    Artigos em jornais em meio eletrônico

    KELLY, R. Electronic publishing aat APS: its just online journalism. APS News online, Los Angeles, Nov. 1996. Disponível em: <http://www.aps.org/apsnews/11 96/11965.html>. Acesso em: 20 nov. 2000.

    Artigos em revistas
    GAZIAUX, Eric. A violência: percurso de ética fundamental. Revista de cultura teológica, São Paulo, v. 12, n. 46, p. 9-34, jan./mar. 2004.

    Artigos em revistas em meio eletrônico
    PETROIANU, Andy. Critérios quantitativos para analisar o valor da publicação de artigos científicos. Revista da Associação Médica Brasileira, São Paulo, v. 49, n. 2. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010442302003000200036&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 10 jan. 2003.


    Legislação

     

    Os elementos para a referência: local de jurisdição (país, estado, cidade, ou cabeçalho da entidade, caso sejam normas), título (especificação da legislação, número e data), ementa e indicação da publicação oficial.

    BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. 31. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.


    REFERÊNCIAS

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: Informação e documentação – Artigo em publicação periódica científica impressa- Aptresentação. Rio de Janeiro, 2002.

    ______. NBR6023: Informação e documentação – Referências - Elaboração. Rio de Janeiro, 2002a.

    ______. NBR 6024: Informação e documentação – Numeração progressiva das seções de um documento escrito - Apresentação. Rio de Janeiro, 2003a.

    ______. NBR 6027: Informação e documentação – Sumário - Apresentação. Rio de Janeiro, 2003b.

    ______. NBR 10520: Informação e documentação – Citações em documentos - Apresentação. Rio de Janeiro, 2002b.

    ______. NBR 10719: Apresentação de relatórios técnicos científicos. Rio de Janeiro, 1989.

    ______. NBR 14724: Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos - Apresentação. Rio de Janeiro, 2005.

    COSTA, Marcos Roberto Nunes. Manual para elaboração e apresentação de trabalhos Acadêmicos. 2. ed. Recife: Instituto Salesiano de Filosofia, 2003. 112 p.

    FALDINI, Giacomina (Org.). Manual de catalogação: exemplos ilustrativos da AACR2. São Paulo: Nobel: EDUSP, 1987.

    SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 21. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

Diretrizes para Autores

O QUE PODE SER SUBMETIDO

 

De acordo com nossa política de seções serão aceitos trabalhos nas categorias abaixo discriminadas entendendo-se por:

 

DOSSIÊ: uma coletânea de artigos sobre determinado tema.

ARTIGOS: trabalhos resultantes de investigação científica, originais, de cunho conceitual ou empírico, com emprego de procedimentos metodológicos que assegurem a confiabilidade e a validade dos dados. Sugere-se um máximo de 20 páginas.

RELATO DE EXPERIÊNCIA:refere-se aos trabalhos resultantes de investigações e reflexões sobre aspectos significantes, diversificados e de interesse ao campo da Educação, de acordo com nossa linha editorial. Sugere-se um máximo de 15 páginas.

TRADUÇÕES: de trabalhos científicos, já publicados ou não em qualquer idioma, que sejam relevantes para o campo da Educação, favorecendo o acesso do leitor a novas perspectivas de compreensão dos temas tratados. Exige-se uma declaração de que o autor do trabalho original está ciente da tradução e concorda com sua publicação, inclusive cedendo os direitos autorais, que porventura haja.

CONFERÊNCIAS/ENTREVISTAS: Transcrições de conferências proferidas em eventos científicos, ou de entrevistas concedidas a título diverso, e que se mostrem relevantes no âmbito das áreas de nossa linha editorial. Exige-se uma declaração de que o autor do trabalho original está ciente da transcrição e concorda com sua publicação, inclusive cedendo os direitos autorais, que porventura haja.

RESENHA CRÍTICA: descrição e análise de obra recente (livro), sugerindo-se um limite de 2 anos da data da publicação, guardando-se a imparcialidade e objetividade em relação à obra analisada.

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA ACEITAÇÃO DOS TRABALHOS

 

1 - Os originais, em espanhol ou em português, serão avaliados por pareceristas ad hoc, de forma a garantir o anonimato de todos os envolvidos, os pareceres serão apreciados pelo editor responsável e conselho consultivo, quando se fizer necessário, e comunicado ao(s) autor(es). São admitidos trabalhos em co-autoria, exceto para a seção “Resenha”. Nenhum encargo será cobrado aos autores, nem pelos procedimentos editoriais, nem pela submissão dos trabalhos.

2 - Na avaliação dos trabalhos serão considerados os seguintes critérios:
a) fundamentação teórica e conceitual;
b) relevância, originalidade, pertinência e atualidade do assunto;
c) consistência metodológica e adequação à linha editorial;
d) formulação em linguagem correta, clara e concisa;
e) adequação do título, resumo e palavras-chave, e às normas da ABNT.

3 – A avaliação realizada pelos pareceristas apontará se o trabalho foi:
a) aceito sem restrições;
b) aceito com propostas de alteração;
c) rejeitado, nesse caso, sendo devolvido ao autor/autores.

4 - Os revisores deverão incluir em seus pareceres sugestões cabíveis visando à melhoria de conteúdo e forma. A “aceitação com propostas de alteração” implicará em que o autor se responsabilize pelas reformulações, as quais serão novamente submetidas aos pareceristas. Para publicação, os trabalhos deverão ter a aprovação de dois (2) pareceristas, e de um terceiro, em caso de controvérsia. Quaisquer outros casos serão dirimidos pelo Conselho Consultivo/Comissão Editorial.

5 - Havendo necessidade, serão feitas a critério do editor, pequenas modificações de modo a obter-se a formatação homogênea dos textos, sem profundas alteração de conteúdo, a critério dos editores, na revisão final.

6 - Quando do envio do trabalho o autor deverá encaminhar à revista as seguintes declarações, conforme modelo abaixo:
a) termo de aceitação das normas da Revista, declarando ser o trabalho original, não ter sido apresentado, na íntegra, em nenhum outro veículo de informação nacional ou internacional;
b) autorização ou declaração de direitos cedidos por terceiros, caso reproduza figuras, tabelas ou textos com mais de 200 vocábulos;
c) declaração de que os procedimentos éticos foram seguidos

7 - Os colaboradores só poderão publicar um trabalho: artigo, resenha, tradução, etc. em um mesmo número da Revista.

8 - O Conselho Editorial, o Conselho Consultivo e a equipe editorial reservam-se o direito de vetar a publicação de matérias que não estejam de acordo com os objetivos ou princípios da Revista.

09 - Considera-se responsável pelo trabalho publicado o autor que o assinou e não a Revista e seu Conselho Editorial e Consultivo.

10 – As submissões são feitas exclusivamente online, pela plataforma open journal system, cujo link é http://www.revista.unisal.br/ojs/index.php?journal=educacao, em processo de demanda contínua. 

11. Os prazos para a avaliação dos trabalhos variam entre 30 e 90 dias.

12. Todos os manuscritos, que após passarem por triagem inicial, forem considerados adequados à linha editorial e políticas do periódico, serão analisados pelo iThenticate/crosscheck para verificação da originalidade.

 

LO QUE PUEDE SER SOMETIDO

En consonancia con nuestra política de secciones serán adeptos trabajos en las categorías abajo discriminadas entendiéndose por:

EXPEDIENTE: una antología de artículos sobre determinado tema.

ARTÍCULOS: trabajos resultantes de investigación científica, originales, de cuño conceptual o empírico, con empleo de procedimientos metodológicos que aseguren la fiabilidad y la validez de los datos. Se sugiere un máximo de 20 páginas.

RELATO DE EXPERIENCIA: se refiere a trabajos resultantes de las investigaciones y reflexiones sobre los aspectos importantes, diversificada y de interés para el campo de la Educación, de conformidad con nuestra línea editorial. Se sugiere un máximo de 15 páginas.

TRADUCCIONES: los estudios científicos, que ya han sido publicados o no en cualquier idioma, que son relevantes para el campo de la educación, favoreciendo el acceso al lector a nuevas perspectivas de comprensión de los temas tratados. Requiere una declaración de que el autor de la obra original es consciente de la traducción y de acuerdo con su publicación, lo que incluye los derechos de autor, que quizá haya.

LAS CONFERENCIAS Y ENTREVISTAS: Las transcripciones de las conferencias dadas en eventos científicos, o de las entrevistas concedidas a título diverso, y que resultan relevantes en las áreas de nuestra línea editorial. Requiere una declaración de que el autor de la obra original es consciente de la transcripción y está de acuerdo con la publicación de la misma, incluso cediendo los derechos de autor, que por casualidad haya.

RESEÑA CRÍTICA: descripción y análisis de los trabajos recientes (libro), lo que sugiere un límite de 2 años a partir de la fecha de la publicación, respectando la imparcialidad y objetividad en relación a la obra analizada.

CRITERIOS DE EVALUACIÓN PARA LA ACEPTACIÓN DE TRABAJOS

Los originales, en español o en portugués, serán evaluados por los revisores ad hoc, con el fin de garantizar el anonimato de todos los involucrados, los pareceres serán apreciado por el editor responsable y por el consejo consultivo, cuando sea necesario, y comunicado al (a los) autor(es). Están permitidos trabajos en coautoría, con excepción de la sección "Reseña".

En la evaluación de los trabajos se considerarán los siguientes criterios:

a) Fundamentación teórica y conceptual;
b) relevancia, originalidad, pertinencia y actualidad del tema en cuestión;
c) coherencia metodológica y adecuación a la línea editorial;
d) la formulación en lenguaje correcto, claro y conciso;
e ) adecuación del título, resumen y palabras clave, y a las normas de la ABNT.

La evaluación realizada por los revisores señalarán si el trabajo fue:

a) aceptado sin restricciones;
b) aceptado con propuestas de modificación;
c) rechazo, en este caso, se devuelve al autor/autores.

Los revisores deberán incluir en sus pareceres sugerencias encaminadas a la mejora de forma y contenido. La "aceptación de las propuestas de modificación" implicará que el autor es el responsable de reformulaciones, que se presentarán nuevamente a los revisores. Para su publicación, los trabajos deberán contar con la aprobación de dos (2) revisores, y un tercero, en el caso de controversia. El resto de los casos deberán ser resueltos por el Consejo Directivo.

5-Si es necesario, se harán a criterio del editor, modificaciones de modo que obtenga el formato homogéneo del texto, sin cambiar el contenido, a criterio de los editores, en su revisión final.

En cuanto al envío del manuscrito, el autor debe remitir a la revista las siguientes declaraciones, según el modelo:

a)Término de aceptación de las normas de la Revista, declarando ser el trabajo original, no se ha presentado en su totalidad, o en cualquier otro vehículo de información nacional o internacional.
b) autorización o declaración de los derechos transferidos a terceros, en caso de utilización de figuras, tablas o texto, con más de 200 palabras;
c) una declaración de que los procedimientos éticos se siguieron.

7 -Los colaboradores sólo podrán publicar un trabajo: artículo, reseña, traducción, etc. en un número de la Revista.

El Consejo de Redacción, el Consejo Consultivo y el equipo editorial reserva el derecho de vetar la publicación de materiales que no estén en conformidad con los objetivos y principios de la Revista.
Se considera responsable de trabajos publicados el autor que firmó, y no a la revista y su Consejo de Redacción y asesoramiento.

A pesar de que la revista detenga los derechos Autorales se permite la copia (transcripción) o la citación de los manuscritos publicados, ya que debidamente citados en relación con la fuente y que no es con fines comerciales.

El sometimiento de los manuscritos se realizan exclusivamente online, de la plataforma open journal system, cuyo link es http://200.206.4.13/ojs/index.php, en proceso de demanda continúa.

Los plazos para la evaluación de los trabajos varían entre 30 y 90 días.

Condiciones para sometimiento

Como parte del proceso de presentación, los autores son necesarios para verificar la conformidad de la presentación, en relación con todos los elementos que se enumeran a continuación. Las presentaciones que no están de acuerdo con las normas serán devueltas a los autores.

Los archivos con los textos y los documentos necesarios para la evaluación deben presentarse sólo en línea, de acuerdo con las instrucciones en la sección "Procedimientos para las presentaciones en línea".

Deben ser enviados dos archivos:

  • Un archivo solo con la identificación de los autores y contacto;

  • Otro solo con el trabajo, sin identificación de los autores.

Los trabajos enviados a la Revista de las Ciencias de la educación debe contener un máximo de 60000 caracteres, o el número de páginas sugeridas para las diferentes secciones de la revista, editada:

  • El formato de las páginas debe configurarse en A4 con márgenes superior e izquierda de 3 cm, y la parte inferior y a la derecha de 2 cm;

  • El título y, si procede, los subtítulos, indicando el contenido del texto (título: no más de 12 palabras; los subtítulos: máximo de 15 palabras); deben estar centralizados, fuente Times New Roman y en negrita, cuerpo 12;

  1. Identificación del autor o autores, que deben ser enviados en un archivo aparte de garantizar el anonimato, acompañado por el título de la obra, el nombre completo del (de los) autor(es) del texto, titulación, función académica y el origen (institución y unidad), e-mail, así como número de teléfono y la dirección para ponerse en contacto con los editores. Los datos relativos a la titulación, función académica y de origen, y el correo electrónico se publicará en la sección de referencias de trabajos admitidos;

  • La primera página del trabajo debe contener: título y, en su caso, el subtítulo, resumen (no más de 1.300 caracteres con espacios), resumen (en inglés), y entre tres y seis palabras clave y key-words. El(los) nombre(s) del (de los) autor(es) y la institución no debe aparecer en la primera página,

  • Todos los textos deberán ser presentados en formato "word" (versión 6.0 o posterior), alineadas (justificada), y editado en fuente Times New Roman 12 e interlineado de 1,5;

  • Las eventuales Ilustraciones y tablas con sus respectivas leyendas deben presentarse en ficheros separados, con una indicación en el texto, el lugar en que se insertará.

  • La colocación de las notas a pié de página deben limitarse a las necesarias para cualquier aclaración del texto.

Las citaciones, la composición de la referencia y bibliografía deben seguir el ABNT normas en vigor, y deberán ser modificadas de acuerdo a los lineamientos del "Guía para la preparación de trabajos académica de Unisal". Este está disponible en http://domingossavio.am.unisal.br/sysportal/guia/normas-trabalhos-academicos-2011.pdf, a continuación, un resumen de estos.

 

WHAT CAN BE SUBMITTED

 

In keeping with our policy of sections will be accepted works according to the categories listed below:

 

* Dossier: a collection of articles on a specific topic.

* Articles: papers arising from original scientific research, conceptual or empirical studies, with the use of methodological procedures that ensure the reliability and validity of the data. We suggest a maximun of 20 pages.

* Experience report: refers to the work resulting from investigations and reflections on meaningful, and diverse aspects of interest to the field of education, according to our editorial policy. It is suggested to a maximum of 15 pages.

* Translation: scientific papers already published or not in any language, that are relevant to the field of education, encouraging the reader’s access to new understandings of the topics treated. We require a declaration that the original author is aware of the translation work and agrees with its publication , including giving copyright permission when obliged.

* Critical review: description and analysis of recent work (book), suggesting a limit of 2 years from the date of publication, keep up the impartiality and objectivity in relation to the work analyzed.

 

EVALUATION CRITERIA

 

  1. The original work will be assessed by an ad hoc referee, to ensure the anonymity of all involved, the opinions will be appreciated by the responsible editor and advisory board, when necessary, and communicated to the author(s). We admit works of joint authorship, except for the “Review section”.

  2. During the evaluation will be considered the following criteria:

  1. theoretical and conceptual basis;

  2. relevance, originality and appropriateness;

  3. methodological consistency and adequacy to the editorial line;

  4. correct, clear and concise language;

  5. adequacy of the title, abstract ans keywords.

 

3. The evaluation will point whether the paper will be:

a) accept without restrictions;

b) accept under proposals to amend;

c) rejected, in this case the paper will be returned to the author(s).

 

  1. Reviewers should include reasonable suggestions for the improvement of paper content and form. The “acceptance with proposed changes” will mean that authors should proceed to the reformulations, which will be submitted to referees again. For publication, the work must have the approval of two (2) referees, and a third, in case of dispute. All other cases will be settled by the Advisory Board.

  2. If it is necessary, minor modifications in order to obtain a homogeneous formatting text without changing the content, could be done.

When the paper is submitted authors should observe the following statements:

  1. term acceptance of our publishing standards, claiming to the paper originality, have not been published or been evaluated by any other journal;

  2. authorization or declaration of rights granted by third parties, concerning reproduced figures, tables, or texts with more than 200 words;

a statement that the ethical procedures were followed.

 

  1. The editorial board, the advisory board and the editorial staff reserves the right to veto the publication of material that are inconsistent with the objectives and principles of the journal.

  2. The author is responsible by the ideas claimed in his paper.

  3. Submissions are made exclusively online plataforma for open journal system, whose link is http://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/index

  4. The deadlines for the evaluation of works submitted vary between 30 and 90 days.

 

Política de Privacidade

Os dados enviados para os procedimentos de submissão dos trabalhos serão usados única e exclusivamente para fins de editoração, não sendo utilizados ou divulgados para quaisquer outros fins.