A proposta Salesiana de educar na mudança de época

  • Marcos Sandrini

Resumo

Discute-se a proposta salesiana de Educação em tempos de mudança de época, argumentando-se que tal mudança envolve três categorias principais: uma mudança da unidimensionalidade à complexidade, do pensamento “forte” ao pensamento “fraco”, d o relativismo ou fundamentalismo ao fundamento e relativo e do dogmatismo ao niilismo. Analisam-se os impactos desta mudança no pensamento educacional e, em especial, naquele salesiano, buscando mostrar que este último apresenta pontos de articulação com tais mudanças; pois funda-se em um pensamento sistêmico, destacando-se o sistema preventivo idealizado por Dom Bosco como principal esteio desta articulação.

Abstract

The Salesian proposal to educate in times of epochal change

It is discussed the Salesian proposal of Education in times of epochal change, arguing that such a change involves three main categories: a shift from one-dimensionality to the complexity, from the "strong" thought to the "weak" thinking, from relativism or fundamentalism to the fundament and to the relative and from dogmatism to nihilism. It analyzes the impacts of this change on educational thinking and in particular in Salesian Education, seeking to show that the latter presents points of articulation with such changes, because it is based on a systemic thinking, emphasizing the preventive system designed by Don Bosco as a mainstay of this joint.

Resumen

La propuesta salesiana para educar en tiempos de cambio de época

Se discute el proyecto de Educación Salesiana en tiempos de cambio de época, con el argumento de que tal cambio implica tres categorías principales: el paso desde la unidimensionalidad a la complejidad, do pensamiento “forte” al pensamiento "débil", do relativismo o do fundamentalismo al fundamento y al relativo y desde el dogmatismo al nihilismo. Se analiza el impacto de este cambio en el pensamiento educativo y en particular en la Educación salesiana, buscando mostrar que la ultima presenta puntos de articulación con dichos cambios, ya que se basa en un pensamiento sistémico, enfatizando el sistema preventivo diseñado por Don Bosco como uno de los pilares de esta articulación.

Revisor do inglês: Prof. Tadeu Giatti
Revisor do espanhol: Prof. Lilian de Souza

Seção
Dossiês