A educação para a autonomia e o empoderamento comunicativo: o caso da “Amélia quer um cão” (p. 39-55)

  • Maria Boné
  • Jorge Bonito
Palavras-chave: Educação, Comunicação com símbolos, Empoderamento, Autonomia

Resumo

Algumas pessoas, em resultado de razões diversas, estão impossibilitadas de comunicarem-se por meio da fala ou fazem-no de forma limitada. Perante estes casos revela-se fundamental, o mais precoce possível, a introdução de um Sistema de Comunicação Alternativa ou Aumentativa, que ajude essas pessoas a interagir eficazmente com o meio social. Este trabalho objetiva a intervenção com vista ao incentivo da comunicação aumentativa como fator promotor e enriquecedor da comunicação e, assim, da autonomia do sujeito. Desenvolveu-se uma adaptação da obra “Amélia quer um cão”, com texto de Tim Bowley e ilustração de André Neves, com base no software “Comunicar com símbolos”. Destacaram-se as ideias fundamentais criando frases simples e a respetiva correspondência simbólica. Foi mantido o texto original, perspetivando a sua leitura, numa fase posterior, de domínio das técnicas de leitura. A abordagem e exploração da obra está adequada a crianças e a adultos não leitores ou em fase de aquisição da leitura e da correta estruturação frásica, que manifestem alguns comprometimentos nesses campos. A descoberta adaptativa desta obra abre a porta à vasta possibilidade de criar documentos e contextos promotores da literacia entre grupos de pessoas que necessitam de adaptações, estímulos e fatores impulsionadores de episódios comunicativos.

Palavras-chave: Educação. Comunicação com símbolos. Empoderamento. Autonomia.


Education for autonomy and communicative empowerment: the case of "Amelia wants a dog"

Abstract

Some people, as a result of various reasons, are unable to communicate through speech or do it in a limited way. In view of these cases is fundamental, as early as possible, the introduction of a Communication System Alternative or Augmentative, to help these people to effectively interact with the social environment. This research aims to intervene with a view to encouraging the augmentative communication as a prosecutor and enriching factor of communication, and thus of the personal autonomy. We have developed an adaptation of the book "Amelia wants a dog", with text by Tim Bowley and illustration by Andre Neves, based on the software "Communicating with Symbols". The highlights were the fundamental ideas by creating simple sentences and the respective symbolic correspondence. The original text was retained, foreseeing its reading at a later stage, the domain of reading techniques. The approach and exploitation of the work is suitable for children and adults not readers or in the phase of reading acquisition and the correct structuring ofsentences, which express some compromises on these areas. Adaptive discovery of this work opens the door to the vast possibility of creating documents and settings promoters of literacy among groups of people who need adaptations, stimuli and factors boosters communicative episodes.

Keywords: Education. Communication with symbols. Empowerment. Autonomy.


Educación para la autonomía y el empoderamiento comunicativo: el caso de "Amelia quiere un perro"

Resumen

Algunas personas, debido a diversas razones, no pueden comunicarse a través del habla o lo hacen de manera limitada. Teniendo en cuenta estos casos es fundamental, lo antes posible, la introducción de un sistema de la Comunicación Aumentativa y Alternativa, para ayudar a estas personas a interactuar de manera efectiva con el entorno social. Este trabajo tiene como objetivo intervenir con el fin de fomentar la comunicación aumentativa como promotor y enriquecer el factor de la comunicación y por lo tanto la autonomía del sujeto. Desarrollado una adaptación del libro "Amelia quiere un perro", con texto de Tim Bowley y la ilustración de André Neves, basado en "Comunicación con los símbolos" de software. Se destacaron las ideas fundamentales de la creación de oraciones simples y la respectiva correspondencia simbólica. El texto original fue conservado, perspetivando para leer en una etapa posterior, el campo de la lectura técnica. El enfoque y explotar el trabajo es adecuado para los niños y los lectores adultos o no en el proceso de adquisición de la lectura y la estructura frásica correcta, que se manifiestan algunos compromisos. Descubrimiento adaptativo de este trabajo abre la puerta a la gran posibilidad de crear documentos y contextos que promueven la alfabetización entre los grupos de personas que necesitan adaptaciones estímulos y factores impulsores de episodios comunicativos.

Palabras clave: Educación. La comunicación con los símbolos. Empoderamiento. Autonomía.

Publicado
31/07/2020
Seção
Artigos: Seção Internacional