Dialogia em sala de aula: contribuições do desenvolvimento de debates e o uso de argumentação no ensino de Química

  • Thiago Antunes-Souza Universidade Federal de São Paulo
  • Renata Helena Pin Pucci Universidade Metodista de Piracicaba

Resumo

No presente artigo analisamos as contribuições de práticas de ensino que envolvem o uso de debates e o desenvolvimento de argumentação em diálogo com investigações do campo de estudos e pesquisas da Educação Química. Para tanto, levantamos as publicações socializadas na Revista Química Nova na Escola desde a sua fundação em 1995, por considerarmos esse período representativo da produção científica daquele campo de conhecimento. A análise dos trabalhos foi ampliada, embasada em estudos do campo da linguagem, compreendida como constituidora da subjetividade dos sujeitos (VIGOTSKI, 1934/2014; BAKHTIN, 2006, 2012). Os resultados indicam, primeiro, a atualidade do tema e segundo que há uma unanimidade entre os trabalhos analisados na articulação entre o uso de debates e a abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). O estudo desenvolvido nos permite acenar para as contribuições dessa perspectiva de prática pedagógica como alternativa ao ensino tradicional tanto como possibilidade de articulação entre o desenvolvimento científico e sociedade como caminho de promoção de desenvolvimento de senso crítico, pensamento reflexivo, tomada de decisão e desenvolvimento do pensamento.

Publicado
20/12/2019
Seção
Artigos: Seção Nacional