Resumo

O periódico Revista Ciência e Tecnologia (RCT) é uma publicação apoiada pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), possui periodicidade semestral e foi impressa até 2009, passando a ser divulgada somente em formato eletrônico em 2010, com o objetivo de ampliar a divulgação e disseminação de seu conteúdo. Tem como objetivo a difusão de pesquisas, estudo e documentos sobre temas associados às áreas de Engenharia, tecnologia e ensino e tem como público alvo toda a comunidade acadêmica e científica: pesquisadores, docentes e estudantes.

Segundo o WebQualis, no Quadriênio 2013-2016, a RCT foi classificada como B3 em Ensino, B4 nas áreas Interdisciplinar e Materiais e B5 para as áreas de Engenharia I, Engenharias III, Engenharias IV e Geociências.

Foco e Escopo

    A RCT tem como foco principal contribuições nas seguintes áreas:

  • Computação (Engenharia de Software, Banco de Dados, Sistemas de Informação, Hardware, Arquitetura de Sistemas de Computação, Computação Gráfica, Processamento de Imagens, Visão Computacional)
  • Engenharia de Automação e Controle (Sistemas Dinâmicos e Controle, Sensores e Atuadores, Sistemas de Manufatura, Sistemas Inteligentes, Robótica, Mecatrônica)
  • Engenharia Civil (Construção, Estruturas e Geotécnica, Recursos Hídricos, Energéticos e Ambientais, Saneamento e Ambiente, Transportes)
  • Engenharia Química (Termodinâmica, Processos de Separação, Fenômenos de Transporte, Reações Químicas, Ciência e Tecnologia dos Materiais, Simulação de Processos e Fenômenos, Polímeros e Compósitos, Engenharia Ambiental, Otimização, Automação e Controle de Processos)
  • Engenharia Mecânica (Energia, Metalurgia Física, Propriedades Mecânicas, Controle de Sistemas Mecânicos, Ciência e Tecnologia dos Materiais, Mecânica Aplicada e Experimental, Métodos Numéricos e Computacionais, Engenharia Térmica, Projetos de Máquinas, Processos de Fabricação)
  • Engenharia Elétrica (Antenas e Propagação, Circuitos Integrados, Compatibilidade Eletromagnética, Comunicações Ópticas, Comunicações Móveis, Processamento Digital de Sinais, Redes de Comunicação, Teoria de Informação, Codificação e Criptografia, Microondas, Semicondutores e Novos Materiais, Sensores e Instrumentação, Sistema de Energia Elétrica, Microeletrônica).
  • Engenharia de Produção (Pesquisa Operacional, Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção, Aplicações de Pesquisa Operacional, Aplicações de Processos Estocásticos e Teoria de Filas, Aplicações de Programação Linear, Não Linear, Mista e Dinâmica0
  • Ensino de Engenharia (Métodos e Técnicas de Ensino, Tecnologia Educacional, Avaliação da Aprendizagem, Planejamento e Desenvolvimento Curricular)
  • Ensino de Ciências Exatas (Métodos e Técnicas de Ensino, Tecnologia Educacional, Avaliação da Aprendizagem, Planejamento e Desenvolvimento Curricular)
  • Tecnologia (Redes, Jogos, Aplicativos, Sistemas Automotivos, Logística)
  • Interdisciplinar (Tecnologia Aplicada em Ciências do Meio Ambiente e Ciências Agrárias, Tecnologia Aplicada em Ciências Sociais e Humanidades, Tecnologia Aplicada nas Áreas de Saúde e Biológicas, Gestão em Engenharia e Tecnologia)

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos serão submetidos a dois pareceres, realizados por pesquisadores da área do conhecimento do documento.
Durante a avaliação, todas as autorias serão mantidas em sigilo.
Em caso de desacordo entre os pareceristas, caberá ao conselho editorial julgar o mérito.
As avaliações serão encaminhadas posteriormente aos autores.
Os pareceristas poderão recomendar a publicação sem alteração, com alteração ou rejeição do artigo.
No caso de solicitação de alteração, as modificações são de responsabilidade do autor.

Periodicidade

Junho e Dezembro.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Submissões Online

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 20MB)
O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
A Revista Ciência e Tecnologia recebe contribuição de qualquer autor, desde que respeitas as normas de publicação.

Declaração de Direito Autoral

A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.