Processo de alcalinização da água pelo calcário laminado: um estudo de caso

  • Taian Mendes Feitosa Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Jackson de Sousa Silva Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Rodolfo José Sabiá Professor Pós Doutor Associado do Departamento de Engenharia de Produção (DEPRO) da Universidade Regional do Cariri (URCA)

Resumo

Na atualidade, a qualidade da água é um dos fatores que move o mundo das pesquisas. Do percentual total aproveitável para o consumo humano, cerca de 0,3% está poluída ou não oferece condições “ideais”. Dentre as propriedade físico-químicas mais relevantes da água, o pH (potencial hidrogênionico) influencia diretamente suas características,como o processo de precipitação. Nada obstante, o minério denominado calcita (CaCO3) é o principal constituinte mineralógico dos calcários com elevada pureza e, entre as suas várias utilidades, é destacável a sua aplicação com a finalidade de melhorar o poder tampão (soluções que atenuam a variação dos valores de pH) da água.Isto posto, o estudo em epígrafe objetiva desenvolver um protótipo de filtro de água misto adjunto a utilização do calcário laminado, o qual será relevante para demonstrar como este irá atuar na regularização do pH e até quanto pode se atingir com a alcalinização de uma água ácida. O método adotado como base cientifica nesta produção será a pesquisa experimental com objetivo quantitativo. Assim, a priori, foi realizado um levantamento teórico; em segunda instância foram realizados experimentos no protótipo de filtro misto com o material colhido e, ulteriormente, a fim de averiguar e confrontar o levantamento teórico introduzido buscou-se realizar um estudo de caso. Os estudos levantados sobre o calcário revelaram sua eficiência como agente alcalinizante, com um potencial de elevar o pH da água que variou entre 15 a 25% nas quantidades utilizadas do material, demonstrando sua alta eficiência no processo de alcalinização da água.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Graduando em Engenharia de Produção pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Atualmente é bolsista do programa de iniciação científica (CNPq) junto ao Laboratório de Águas, Efluentes e Metais Pesados (LAEMP).
##submission.authorWithAffiliation##
Graduando em Engenharia de Produção com habilitação Mecânica pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Atualmente, na referida instituição de ensino superior, exerce atividades como bolsista de extensão junto ao Laboratório de Águas, Efluentes e Metais Pesados (LAEMP) e integra, no cargo de Assessor de Coordenação Geral Sul, o Núcleo Cearense de Estudantes de Engenharia de Produção (NUCEENP).
##submission.authorWithAffiliation##
Possui graduação em AGRONOMIA pela Universidade Federal do Ceará (1993), mestrado em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) pela Universidade Federal do Ceará (2000) , doutorado em Engenharia Civil (Saneamento Ambiental) pela Universidade Federal do Ceará (2008) E Pós Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual Paulista- Unesp (2015). Atualmente é professor associado O do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Regional do Cariri, tem experiência nas áreas de Gestão Ambiental, Gestão de Recursos Hídricos, Gestão de Resíduos Sólidos e Líquidos , Analise de Metais Pesados em Águas e Decision making. Coordenador do Laboratório de Águas, Efluentes e Metais Pesados da Universidade Regional do Cariri e Presidente do Fórum de Resíduos e a Sustentatibilidade do Planeta.
Publicado
23/06/2017
Como Citar
FEITOSA, Taian Mendes; SILVA, Jackson de Sousa; SABIÁ, Rodolfo José. Processo de alcalinização da água pelo calcário laminado: um estudo de caso. Revista Ciência e Tecnologia, [S.l.], v. 20, n. 36, jun. 2017. ISSN 2236-6733. Disponível em: <http://www.revista.unisal.br/sj/index.php/123/article/view/545>. Acesso em: 17 nov. 2019.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Alcalinização da água; calcário laminado; protótipo de filtro misto