Estudo da influência do tratamento térmico na microestrutura do Ti (Titânio) Grau 2

  • Guilherme Antônio Carvalho Universidade Paulista - UNIP, Bauru
  • José Cláudio Lopes Universidade Paulista - UNIP, Bauru
  • Fábio Bossoi Vicente Universidade Estadual Paulista - Unesp

Resumo

Os recentes avanços científicos permitiram um pioneiro estudo na área de materiais, sendo assim descobriu-se novas aplicabilidades e versatilidade para materiais metálicos. Dentre os materiais metálicos destaca-se o titânio para aplicação de próteses ortopédicas por ser um material biocompatível, não-cancerígeno, resistente à corrosão e possui baixo desgaste. O titânio também se destaca na indústria aeroespacial, naval e civil por ser muito resistente a altas temperaturas, ter excelentes propriedades mecânicas e elevada razão resistência mecânica/densidade.
Neste trabalho foi estudada a microestrutura do titânio grau 2, tratado termicamente e avaliando-se os efeitos em sua dureza, comparando e identificando os pontos fortes e fracos existentes para cada tipo de processamento.
Para fundamentar a discussão as amostras foram submetidas a tratamentos térmicos (tempera e homogeneização) e comparadas entre si e com resultados prévios na literatura.Para o relacionamento entre propriedades mecânicas e microestrutura foram realizadas medidas de difração de raios X e microscopia óptica. Sendo assim pode-se verificar que as amostra temperada e bruta apresentaram fase α+β, uma devido ao tratamento térmico e a outra por ter passado por processamento termomecânico agressivo. Quanto à dureza mais elevada da temperada em relação à homogeneizada já era esperado, pois ocorre o endurecimento em solução sólida devido à estrutura ser polifásica. As densidades das amostras não se alteraram com os tratamentos efetuados estando condizente aos estudos bibliográficos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Engenharia de Produção Mecânica
##submission.authorWithAffiliation##
Engenharia de Produção Mecânica
##submission.authorWithAffiliation##
Doutor em Ciência e Tecnologia de Materiais, Unesp
Publicado
26/06/2017
Como Citar
CARVALHO, Guilherme Antônio; LOPES, José Cláudio; VICENTE, Fábio Bossoi. Estudo da influência do tratamento térmico na microestrutura do Ti (Titânio) Grau 2. Revista Ciência e Tecnologia, [S.l.], v. 20, n. 36, jun. 2017. ISSN 2236-6733. Disponível em: <http://www.revista.unisal.br/sj/index.php/123/article/view/552>. Acesso em: 22 out. 2020.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Titânio; tratamentos térmicos; microscopia óptica; difração por raios X;dureza;densidade