Otimização dos lóbulos secundários de um arranjo linear de antenas utilizando a técnica de otimização por enxame de partículas

  • Victoria Dala Pegorara Souto Universidade Federal de Santa Maria
  • Natanael Rodrigues Gomes Universidade Federal de Santa Maria
  • Alexandre Campos Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

A técnica de Otimização por Enxame de Partículas (Particle Swarm Optimization - PSO) pode ser vista como um processo de otimização estocástico capaz de resolver problemas complexos de otimização, cuja solução analítica não é trivial. Neste trabalho, a técnica de PSO é utilizada para realizar a síntese de um arranjo linear de antenas. É otimizada a máxima amplitude dos lóbulos secundários e a influência dos parâmetros de otimização é avaliada sobre o padrão de radiação. Os resultados experimentais obtidos são comparados aos resultados das técnicas de arranjo Uniforme, Chebychev, Binomial, Blackmann e Hamming.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Graduada em Engenharia de Computação pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria. Área de Atuação: Antenas e Técnicas de Otimização.
##submission.authorWithAffiliation##
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria(1993), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas(1996), doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas(2000) e curso-tecnico-profissionalizantepelo Colégio Técnico Industrial de Santa Maria(1988). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações. Atuando principalmente nos seguintes temas:Reconhecimento de Padrões, Fuzzy Set Theory, Hidden Markov Models, Processamento de Imagens.
##submission.authorWithAffiliation##
Graduou-se em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (1981), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986) e Ph.D. em Engenharia Elétrica pela Concordia University, Montreal (1994). Atualmente é Professor Associado na Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica e de Computação, com ênfase em Medição, Controle, Correção e Proteção de Sistemas Elétrônicos de Potência, atuando principalmente nos seguintes temas: reatores eletrônicos, conversores estáticos de potência, compensadores e filtros estáticos de potência, sistemas de iluminação, sistemas lógicos programáveis, sistemas embarcados e processamento de sinais. Atua também na área de educação, principalmente na utilização de metodologias de ensino usando o empreendedorismo e a inovação como base. É especialista nas metodologias CEFE e TRIZ.
Publicado
21/06/2017
Como Citar
SOUTO, Victoria Dala Pegorara; GOMES, Natanael Rodrigues; CAMPOS, Alexandre. Otimização dos lóbulos secundários de um arranjo linear de antenas utilizando a técnica de otimização por enxame de partículas. Revista Ciência e Tecnologia, [S.l.], v. 20, n. 36, jun. 2017. ISSN 2236-6733. Disponível em: <http://www.revista.unisal.br/sj/index.php/123/article/view/569>. Acesso em: 22 out. 2020.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Técnicas de otimização; arranjos lineares de antenas; otimização por enxame de partículas