Desenvolvimento de ferramenta para estampagem incremental de aços inoxidáveis austeníticos

  • José Felipe Bazzanella Lirio UFRGS
  • Fernando Michelon Marques IFSC- Instituto Federal de Santa Catarina
  • Alexandre da Silva Rocha UFRGS
  • Charles Leonardo Israel UPF

Resumo

O respectivo trabalho tem como objetivo realizar o estudo do processo de Estampagem Incremental (ISF – Incremental Sheet Forming) em uma chapa de inox 304 de 1,5 mm de espessura. O processo de estampagem será baseado na Estampagem Incremental de Ponto Simples, (SPIF – Single Point Incremental Forming). O projeto e a fabricação da ferramenta a ser utilizada neste processo também serão desenvolvidos para auxíliar neste estudo. O processo foi realizado em um centro de usinagem convencional. Na primeira etapa do trabalho, foi realizada uma revisão bibliográfica acerca do assunto, aonde foi possível também realizar o projeto e o desenvolvimento de um dispositivo prensa-chapas a fim de auxiliar na realização do processo de fabricação. Posteriormente foram realizadas as etapas do processo, onde foram observados os resultados obtidos referentes a rugosidade final da superfície, desgaste aparente da esfera da ferramenta, bem como a comparação das principais dimensões do projeto e da peça fabricada.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
Professor dos Cursos de Engenharia e Cursos Técnicos nas áreas de usinagem, sistemas Hidráulicos e Pneumaticos e Manutenção Mecânica
Publicado
26/06/2017
Como Citar
LIRIO, José Felipe Bazzanella et al. Desenvolvimento de ferramenta para estampagem incremental de aços inoxidáveis austeníticos. Revista Ciência e Tecnologia, [S.l.], v. 20, n. 36, jun. 2017. ISSN 2236-6733. Disponível em: <http://www.revista.unisal.br/sj/index.php/123/article/view/583>. Acesso em: 22 out. 2020.
Seção
Artigos

Palavras-chave

estampagem incremental; conformação; incremental sheet forming; single point incremental forming