Projeto conceitual no processo de desenvolvimento de produtos (PDP): aplicação em um equipamento repositor de tampas na indústria de bebidas

  • Gabriel Pazini Kist Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Jairo José de Oliveira Andrade Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Resumo

– O presente artigo possui a finalidade de apresentar o resultado da aplicação de ferramentas do Processo de Desenvolvimento de Produtos para o desenvolvimento de um equipamento em uma indústria cervejeira. Para isto, foram realizadas as etapas de identificação do problema, projeto informacional, projeto conceitual e análise preliminar de custos. No decorrer das etapas a equipe do projeto utilizou algumas ferramentas, como: brainstorming para selecionar os componentes básicos do equipamento; método morfológico para mostrar alternativas possíveis para cada um dos componentes existentes, criando a partir dos mesmos dois conceitos de produto; método de Pugh no intuito de comparar e definir qual conceito era a melhor opção; payback descontado como forma de verificar a viabilidade econômica para desenvolver o equipamento. Sendo assim, a utilização de diferentes ferramentas do PDP e da análise preliminar de custos, colaboraram para a aprovação do desenvolvimento do produto pela diretoria.
Publicado
16/12/2017
Como Citar
KIST, Gabriel Pazini; ANDRADE, Jairo José de Oliveira. Projeto conceitual no processo de desenvolvimento de produtos (PDP): aplicação em um equipamento repositor de tampas na indústria de bebidas. Revista Ciência e Tecnologia, [S.l.], v. 20, n. 37, p. 39-46, dez. 2017. ISSN 2236-6733. Disponível em: <http://www.revista.unisal.br/sj/index.php/123/article/view/600>. Acesso em: 04 abr. 2020.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Engenharia de Produção; Desenvolvimento de Produto; Projeto Conceitual