Desenvolvimento de um driver de controle para robô móvel usando uma biblioteca open source

  • Miguel Angelo Gaspar Pinto PUC - Rio de Janeiro
  • Antonio Valerio Netto DT CNPq

Resumo

Neste artigo é apresentado o desenvolvimento de um driver para o controle do robô móvel chamado RoboDeck. O projeto foi desenvolvido usando a biblioteca de robótica de código aberto "Player". Foi criado um aplicativo de teste, que utiliza a visão por computador para fazer o robô seguir uma trajetória em forma de linha pintada no chão. O driver permite que programas desenvolvidos na biblioteca do Player para plataformas robotizadas similares funcionem diretamente no robô através de interfaces simples.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
outor em computação e matemática computacional pela USP. Possui MBA em Marketing pela FUNDACE (FEA-RP/USP). É técnico em informática industrial pela ETEP, Bacharel em computação pela Universidade Federal de São Carlos e mestre em engenharia mecânica pela USP. Em 2001 foi pesquisador visitante na Universidade de Indiana (EUA). Trabalhou cinco anos na área de P&D da Opto Eletrônica S.A. e, posteriormente, dois anos como consultor de novas tecnologias da Debis Humaitá do grupo DaimlerChrysler e um ano na T-Systems, empresa do grupo Deutsche Telekom. Em 2003, fundou a Cientistas Desenvolvimento Tecnológico, empresa focada no desenvolvimento de sistemas computacionais para as áreas de Energia & Utilities e Segurança que em 2009 foi considerada pelo Sebrae SP uma das pequenas empresas mais inovadoras do estado de São Paulo. Em 2007, fundou a XBot, primeira empresa de robótica móvel do país para as áreas de educação, pesquisa e entretenimento, que em 2011 foi uma das vencedoras do prêmio nacional de empreendedorismo e em 2012 recebeu o Prêmio MPE Brasil Estadual São Paulo de destaque em boas práticas de responsabilidade social. É o atual diretor adjunto de tecnologia (DETEC) do CIESP. É avaliador ad-hoc do CNPq, da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e Assessor Científico do Fundo Mackenzie de Pesquisa. Possui mais de 80 publicações entre livros, capítulos de livros, revistas e congressos internacionais e nacionais nas áreas de computação e engenharia. Possui oito pedidos de patentes e seis registros de marcas. Coordenou em torno de 15 projetos tecnológicos financiados pela FINEP, CNPq, FAPESP e empresas privadas nos últimos cinco anos. Recebeu diversos prêmios e menções honrosas, como a do Society of Automotive Engineer (SAE) Brasil 2001 - melhor artigo na categoria Projetos e de melhor aluno do MBA em Marketing da FUNDACE em 2006. Em 2008 foi finalista do prêmio Empreendedor de Sucesso promovido pela revista PEGN e FGV. Em 2009 tornou-se professor honorário da Universidad Abierta Interamericana (Buenos Aires/ARG). Em 2013, ganhou o Prêmio Alexandrino Garcia do Grupo Algar na categoria Empreendedorismo pelo trabalho realizado na área de educação tecnológica. Em 2016 recebeu o prêmio ABSEG da Associação Brasileira de Profissionais de Segurança. Desde 2011 é bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico do CNPq.
Publicado
25/06/2018
Como Citar
PINTO, Miguel Angelo Gaspar; VALERIO NETTO, Antonio. Desenvolvimento de um driver de controle para robô móvel usando uma biblioteca open source. Revista Ciência e Tecnologia, [S.l.], v. 21, n. 38, p. 39-45, jun. 2018. ISSN 2236-6733. Disponível em: <http://www.revista.unisal.br/sj/index.php/123/article/view/657>. Acesso em: 22 set. 2019.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Robô Móvel; Driver control; Processamento de imagens; robótica educacional; RoboDeck