A Epistemologia e a Práxis da Educação Salesiana de João Bosco [Santo]

  • Renato Kraide Soffner
  • Severino Antonio Moreira Barbosa
  • Francisco Evangelista

Resumo

Este trabalho analisa a chamada “pedagogia salesiana”, no sentido de justificá-la como componente específico de uma ciência da educação, ou declará-la como um modelo educativo mais próximo da ‘arte’ do que de ‘ciência’, e com forte conotação de práxis educativa. A partir de revisão de literatura no tema, e, em especial, do conceito de pedagogia, foram estabelecidas bases conceituais possíveis de avaliar o problema proposto. Seria o modelo educativo de João Melchior Bosco (1815-1888), sacerdote e educador italiano, uma real vertente da ciência da educação, e, portanto, uma pedagogia? Teria algum grau efetivo de cientificidade? Ou seria práxis educativa num modelo maior de educação sociocomunitária? Tal problema de investigação científica descortina, na verdade, uma discussão ainda mais ampla, qual seja, a própria condição de cientificidade da pedagogia tradicional, assunto de acirrada polêmica dentro das ciências. Vários paradigmas teórico-metodológicos poderiam nos guiar neste estudo do trabalho de João Bosco, mas o método utilizado foi o de revisão exploratória dos conceitos da educação salesiana e da pedagogia, bem como o de consulta a fontes documentais salesianas. O trabalho se divide, portanto, em duas partes distintas: na primeira realizamos uma revisão bibliográfica e documental na linha histórica das questões relativas à educação salesiana; na segunda parte revisamos a literatura no que diz respeito à cientificidade da pedagogia. O confronto das duas seções nos propicia o debate fulcral deste trabalho, qual seja, a essência científica, a ser verificada, do trabalho educativo de Dom Bosco.

Abstract

Epistemology and Praxis of Education John Bosco Salesian [Holy]

This paper analyzes the so-called "salesian pedagogy" in the sense of justifying it as a specific component of a science of education, or declare it an educational model closer to an 'art' than 'science', with a strong connotation of educational practice. From an extensive literature review on the topic, and particularly on the concept of pedagogy, conceptual foundations were established in order to evaluate the proposed problem. Would the educational model of João Melchior Bosco, italian educator of the nineteenth century, be a true branch of the science of education, and therefore a pedagogy? Would it have some degree of effective scientificity? Or was it just educational praxis in a sociocommunitarian model? This problem of scientific research reveals, in fact, an argument even greater, namely, the condition of scientificity of the traditional pedagogy, a subject of fierce controversy within the sciences. Several theoretical and methodological paradigms could guide us in the study of the work of João Bosco, but the method here employed was that of exploratory review of the concepts of the salesian education and pedagogy, as well as the research on documentary salesian sources. The work is divided, therefore, into two distinct parts: the first one is conducted through extensive literature review on a historical line of the salesian education issues; in the second part we review the literature regarding the scientific pedagogy. The confrontation of the two sections gives us the larger debate of this work, namely, the scientific essence, to be proven, of the educational work of Dom Bosco.

Resumen

Epistemología y Praxis de Educación Juan Bosco salesiano [Santo]

En este trabajo se analiza la llamada "pedagogía salesiana", con el fin de justificarlo como un componente específico de una ciencia de la educación, o declarar lo como un modelo educativo más próximo de la "arte" que de la "ciencia", y con una fuerte connotación de práctica educativa. A partir de la revisión de la literatura sobre el tema, y en particular el concepto de pedagogía, se establecieron posibles bases conceptuales para evaluar el problema propuesto. Sería el modelo educativo de JuanMelchor Bosco (1815-1888), sacerdote y educador italiano, una rama de la ciência de la educación, y por lo tanto, una pedagogía? ¿Tendría algún grado de eficacia científica? ¿O era la praxis educativa en un modelo sociocomunitario de la educación? Este problema de la investigación científica revela, de hecho, un debate aún más amplio, a saber, el estado de cientificidad de la pedagogía tradicional, objeto de fuertes controversias dentro de las ciencias. Varios paradigmas teóricos y metodológicos podrían guiar o estudio del trabajo de Juan Bosco, pero el método utilizado fue un examen exploratorio de los conceptos de la educación y la pedagogía salesiana, así como consultar las fuentes documentales salesianas. El trabajo se divide en dos partes bien diferenciadas: la primera lleva a cabo una revisión de literatura y documenta la línea histórica de cuestiones relativas a la educación salesiana, en la segunda parte se revisa la literatura en relación con la pedagogía científica. La confrontación de las dos secciones nos da el debate central de este trabajo, a saber, la esencia científica, para ser verificada , del labor educativo¿ de Don Bosco.

Revisor do inglês: Prof. Tadeu Giatti
Revisor do espanhol: Prof. Lilian de Souza

Seção
Dossiês